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23/06/2015 - 06:14

Pesquisa Ibope revela que mercado de venda de usados no Brasil tem potencial financeiro de R$ 105 bilhões

Estudo inédito encomendado pela OLX aponta que 38% dos brasileiros possuem produtos sem uso que podem ser vendidos. Para potencializar esse mercado, empresa aposta no crescimento do aplicativo.

Uma recente pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pelo site de classificados online gratuitos OLX, mapeou o mercado de produtos usados no Brasil. O estudo – realizado com 2.002 pessoas, com mais de 16 anos – revela que 38% dos brasileiros possuem itens sem uso que poderiam ser comercializados, o que representa um potencial financeiro de R$ 105 bilhões para o segmento de venda de usados no país, com um ticket médio de R$ 1.864,16 por pessoa.

De acordo com a pesquisa Ibope, cada brasileiro que possui usados com potencial de venda acumula uma média de dois produtos com essas características, que somam um total de 124 milhões de itens. O segmento de moda e beleza lidera o ranking de usados, citado por 44% dos indivíduos consultados, seguido por bebê e criança (43%), eletrônicos, celulares e informática (40%), decoração e itens para casa (19%), música, arte e lazer (17%), esportes (7%), agropecuária (7%), veículos (5%) e indústria e comércio (1%).

“Os dados da pesquisa confirmam a percepção da OLX de que o Brasil tem potencial para ser um dos maiores mercados de compra e venda de usados do mundo. A receita de R$ 105 bilhões que poderia ser gerada com a comercialização dos itens sem uso, que estão acumulados na casa das pessoas, é mais do que três vezes o faturamento do segmento de ecommerce no país em 2014, que foi de R$ 35,8 bilhões”, afirma Marcos Leite, Chief Commercial Officer da OLX Brasil. “Se considerarmos que a pesquisa do IBOPE aponta para a existência de cerca de 124 milhões de produtos sem uso identificados pelos brasileiros como itens que poderiam ser vendidos na internet, e hoje temos uma média de 10 milhões de anúncios na plataforma OLX, existe uma oportunidade de crescimento acelerado em curto prazo”, acrescenta.

Ainda segundo a pesquisa, do total de produtos sem uso com potencial de vendas no Brasil, 41% estão concentrados na região Sudeste, seguida pelo Nordeste (21%), Sul (19%) e Norte e Centro-Oeste (19%). Do total da amostragem, 53% são mulheres, 27% têm idades entre 25 a 34 anos, 21% entre 35 a 44 anos e 19% entre 16 a 24 anos. Quanto ao perfil econômico, entre os usuários que possuem itens usados, 55% estão na classe C, 30% na classe B e 12% nas classes D e E, e 2% na classe A.

“A principal conclusão do estudo é a de que, apesar de 38% dos brasileiros identificarem que têm itens sem uso com potencial de venda, essa porcentagem tende a ser ainda maior, com a disseminação da cultura de comercialização de itens usados no Brasil, a exemplo do que já acontece em países como Estados Unidos e Europa. No país, esse movimento tem crescido fortemente. Isso porque, as pessoas começam a perceber que possuem verdadeiras fortunas em produtos sem uso dentro de casa, os quais podem ser vendidos, não só gerando um retorno financeiro, mas permitindo realizar projetos e objetivos, ao mesmo tempo em que representam uma postura de consumo sustentável, ao ampliar o ciclo de vida dos produtos”, analisa o executivo. A OLX enxerga que esse mercado de venda de usados tem um potencial de quase R$ 1 trilhão no Brasil.

Nova economia—Para potencializar esse mercado, a OLX, que hoje representa o maior site de classificados gratuitos do país, tem feito um importante trabalho no sentido de conscientizar os usuários sobre os benefícios da compra e venda de usados na plataforma. A intenção é, com isso, estimular uma nova economia no Brasil.

Uma das apostas para a disseminação do uso de classificados online no país tem sido o aplicativo da OLX para dispositivos móveis e que hoje representa cerca de 53% dos acessos à plataforma. A empresa calcula que, em média, as pessoas que utilizam o app para compra e venda de usados realizam três vezes mais transações do que aqueles que usam os serviços pelo computador. O principal motivo para isso é o fato de que o aplicativo facilita as transações, ao permitir que em um único dispositivo a pessoa tire a foto do produto e publique o anúncio de venda na plataforma. Ao mesmo tempo em que possui uma interface amigável, intuitiva e funcionalidades, como tutoriais de navegação, dicas para postagem, opções de filtros nas buscas, marcação de anúncios favoritos, além de login direto com e-mail e redes sociais.

Perfil—Criada em 2006, a OLX é a maior plataforma de classificados online gratuitos em todo o mundo, com atuação em mais de 100 países e disponível em 50 idiomas. Com foco no mercado de transações online C2C (consumidor para consumidor), a plataforma oferece um serviço rápido e fácil que tem como objetivo facilitar a transação entre pessoas que querem comprar, vender ou trocar produtos usados.

No Brasil desde 2010, a OLX tem como missão despertar nos indivíduos a percepção da importância da venda e compra de itens sem uso, com o intuito de melhorar a vida das pessoas e estimular uma nova cultura de consumo.

No final de 2014, a Naspers Limited e a SnT Classifieds, fecharam acordo para criação de uma joint-venture que criou a maior plataforma de classificados online gratuitos do Brasil. Sob a marca OLX, a união beneficia os consumidores brasileiros, que têm acesso a uma plataforma com o dobro de audiência e de conteúdo, o que torna as transações para compra e venda de produtos mais rápidas e fáceis. | www.olx.com.br/celular.

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