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24/06/2015 - 07:00

Airbus Helicopters lança campanha de ensaio em voo do H160


E apresenta novidades em tecnologia limpa. Helicóptero passará por campanha extensa para testar capacidades e inovações ecologicamente corretas adotadas pela empresa.

Após os primeiros voos realizados pelo H160, anunciados durante a Paris Air Show, feira de aviação europeia que se encerrou nodia 21 de junho (domingo), a Airbus Helicopters lançou a campanha de ensaios em voo do modelo.

O H160 é o primeiro helicóptero a incorporar uma série de inovações de tecnologia limpa apresentadas pela empresa durante o Paris Air Show, e que fazem parte da estratégia de pesquisa e desenvolvimento da empresa para fornecer no médio e longo prazo soluções inovadoras sustentáveis, que possam reduzir os custos operacionais e de manutenção, melhorando a proteção ambiental, segurança, qualidade e desempenho.

Nos primeiros sobrevoos próximos ao solo do H160, por cerca de 40 minutos, a equipe de testes pode verificar o comportamento geral da aeronave e fazer algumas métricas. "Foi um início muito promissor em termos de estabilidade, vibrações e níveis de ruído", disse Olivier Gensse, piloto de ensaios em voo. A partir daí, a campanha de testes vai avaliar todo o envelope de voo do helicóptero e suas novas tecnologias.

O H160 já utiliza o sistema Eco Way do Airbus Group que garante à aeronave eficiência energética de 15 a 20% superior em relação aos demais modelos graças à nova geração de motores Arrano da Turbomeca. Essa eficiência, combinada ao uso da aerodinâmica inovadora e sua fabricação com materiais mais leves, como os compósitos, refletem na redução do consumo de combustível e melhor desempenho ao operador.

As emissões de CO2 do H160 também foram calculadas em 20% menores por passageiro em relação aos níveis da gama atual e o índice de ruídos poderá ser reduzido em até 50%, em relação aos já silenciosos helicópteros do grupo, e 70% a menos do que o índice permitido pelas agências reguladoras. Essa diminuição tão significativa é possível com o emprego da tecnologia Blue Edge® nas pás do rotor principal e no Fenestron®.

Com uma iniciativa chamada Inovação Aberta, a Airbus Helicopters avalia novas tecnologias apresentadas por empresas e laboratórios externos em projetos cooperativos que estejam alinhados às necessidades dos clientes do grupo. Por isso, a empresa vem participando de uma série de testes em vários setores da aviação.

Um deles é de um novo tipo de motor a pistão de alta compressão, em apoio à iniciativa de um helicóptero verde, organizado pelo programa de pesquisa do instituto Clean Sky. Após os bem sucedidos testes em solo com um H120 do instituto nos últimos meses, a Airbus Helicopters entra agora na fase de testes de voo com o primeiro voo previsto nas próximas semanas. O protótipo do H120 com o motor a pistão de 4,6 litros e de alta compressão incorpora tecnologias já aplicadas aos motores de autoignição de automóveis.

Outra tecnologia apoiada pela companhia é o trabalho inovador do uso de compósitos nas pás dos helicópteros e a fabricação da lâmina em tecnologia Blue Egde, que já foi incorporada no H160.

O objetivo da Airbus Helicopters é desenvolver tecnologias maduras e processos que redefinirão o futuro de suas aeronaves, aumentando também a sua eficiência operacional.

Airbus Helicopters é uma divisão da Airbus Group. A empresa fornece as mais eficientes soluções em helicópteros civis e militares aos seus clientes para servir, proteger, salvar vidas e realizar o transporte seguro de passageiros em ambientes altamente exigentes. Voando mais de três milhões de horas por ano , a frota da empresa em serviço inclui cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de três mil clientes em 152 países. A Airbus Helicopters emprega mais de 23.000 pessoas no mundo e, em 2014, gerou uma receita de 6,5 bilhões de euros. Em conformidade com a nova identidade da empresa, totalmente integrada à Airbus Group, a Airbus Helicopters renomeou sua gama de produtos que substitui a antiga designação "EC" por um "H".

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