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24/06/2015 - 07:08

Como o modelo canvas pode ajudar pequenas empresas


O Modelo Canvas ou “Business Model Canvas”, como é conhecido, é uma ferramenta bem comum no meio das startups e ainda pouco explorada pelas empresas. Trata-se de uma técnica, elaborada através de blocos de perguntas, utilizada para descobrir como seu projeto, empresa ou produto vai gerar valor, como será a entrega para seus clientes e, ainda, gerar renda. Essa é uma ótima ferramenta, que pode ajudar pequenas e médias empresas a tomarem decisões rápidas diante da identificação de alguns cenários.

Em tempos de crise não podemos esperar muito para perceber oportunidades e, também, escapar de decisões incorretas. Para pequenas empresas o cenário sempre muda muito rápido e sabemos o quanto é difícil fazer um planejamento em longo prazo e segui-lo. O mercado muda muito, e esperar cinco anos para saber se a empresa está ou não no caminho certo não é sustentável.

Pense o quanto empresas como Facebook, Twitter e Google mudaram em cinco anos, como seus produtos e serviços evoluíram neste tempo. E sua empresa, o que está mudando para melhorar? Agências de marketing cada vez mais podem estar integradas com as estratégias de negócios do cliente para ajudar a entender melhor o seu mercado e formular estratégias. Se necessário agências devem ajudar a estabelecer um modelo de negócio ideal.

Para empresários, startups e pequenas empresas que ainda não conhecem o modelo Canvas, ela é uma ferramenta de gestão estratégica empresarial para criar modelos de negócios ou evoluir modelos já existentes no mercado, além de ser uma ferramenta que pode ser aplicada para evolução de produtos da empresa.

O Canvas é composto por 9 blocos (perguntas) que ajudam a definir o conteúdo do modelo. Abaixo, confira uma lista com as principais perguntas que toda empresa deve se fazer:

. Qual a proposta de valor da empresa? O que ela está entregando? Como ela está entregando valor para seus clientes? Por que isso é diferente/melhor que os concorrentes?

. Quais são os segmentos de clientes que a empresa realmente pretende atingir? Como ela espera que será este relacionamento com os clientes?

. Quais são os principais canais de divulgação da empresa, onde encontramos nosso segmento de clientes?

Essas são apenas algumas das questões que devem ser respondidas para obter algumas respostas que vão orientar as estratégias de marketing da empresa.

Com a utilização do Canvas, muitas vezes conseguimos orientar nossos clientes em algumas respostas que, às vezes, eles ainda não têm ou não foram pensadas. Acredito que um dos pontos mais importantes da ferramenta é ajudar o cliente a chegar numa proposta de valor para a empresa, que apresente diferenciais em relação à concorrência.

Relacionamento —Orientar o cliente no começo de uma parceria é importante para que o negócio cresça saudável e de forma sustentável. É no início que os objetivos precisam estar claramente alinhados. Gestão de resultados começa no instante em que uma parceria é fechada. Contar com uma agência de marketing para alcançar objetivos é fundamental. Por isso, o relacionamento com os clientes também é um ponto forte que irá definir a percepção que as pessoas têm de qualquer empresa.

. Por: Marcelo Dantaz, diretor da Behundred, agência de soluções digitais [www.behudred.com.br].

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