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25/06/2015 - 08:01

Megamatte participa da ABF Franchising Expo 2015

Rede de franquias investe em novo blend de café, contrata garoto-propaganda e inaugura unidades no Centro-Oeste e Nordeste.

A Megamatte —referência no segmento de alimentação mais saudável – marca presenta na 24ª edição da ABF Franchising Expo 2015. Promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) o evento reunirá, de 24 a 27 de junho, as mais importantes empresas do setor, na capital paulista. A participação da rede no evento é parte de sua estratégia de crescimento, pois a feira atrai investidores de São Paulo e todo o país, o que possibilita um network entre diversos potenciais franqueados e grandes investidores. A expectativa dos organizadores é reunir em seus 31.000 m², 480 marcas expositoras, 62 mil visitantes e movimentar R$ 550 milhões em novos negócios.

Em 2015, a Megamatte lançou sua campanha de marketing com o primeiro garoto-propaganda da marca, o lutador e campeão de MMA Vitor Belfort. Depois de meses de negociação, o atleta veio exclusivamente ao Brasil para estrelar a campanha do açaí, um dos produtos mais vendidos da marca. “Buscávamos um garoto-propaganda com quem tivéssemos uma identificação e que, ao mesmo tempo, pudesse representar a busca por uma alimentação mais saudável, uma das principais preocupações da rede. Então surgiu a ideia de convidarmos o lutador Vitor Belfort, um atleta de alta performance que procura, através da alimentação balanceada, ampliar seu rendimento”, destaca Julio Monteiro, diretor executivo da Megamatte.

Outra novidade de 2015, foi o lançamento do espresso gourmet, café com aroma e notas de caramelo, que proporciona um sabor intenso e agradável. A bebida é composta 100% por grãos selecionados da espécie arábica e possui um processo de torra acompanhado por mestres experientes. O processo é controlado por um sistema computadorizado que mantém o padrão de qualidade e as melhores características dos grãos. Um dos cinco produtos mais vendidos em suas 118 lojas, o café espresso represente cerca de 12% do faturamento da rede. Desde que criou o espaço Megacafé, em suas unidades masters e compactas, a Megamatte observou a crescente procura pelo produto. Foi a partir dessa constatação, que a marca iniciou a pesquisa de mercado para encontrar grãos que correspondessem a expectativa dos clientes.

“A expectativa no setor de franchising é bastante otimista. Há anos estamos crescendo mais do que a economia global do país. Isso fortalece a expansão da Megamatte que tem como objetivo abrir mais 25 unidades no Brasil até o final de 2015. As metas são grandiosas e a rede espera um aumento de 20% no faturamento em relação ao ano anterior. O mercado do interior de São Paulo é promissor, e a expectativa é de assinar 5 novos contratos este ano”, afirma o diretor-executivo da Megamatte, Julio Monteiro.

O ano de 2014 foi de muitas conquistas para a Megamatte, que completou 20 anos de fundação. Mudança na identidade visual, que demandou investimento de R$ 200 mil; lançamento da Mega Gourmet, linha de produtos desenvolvida em parceria com o chef boulanger Alfredo Galhões; e a criação de um novo modelo de negócios (microfranquias) foram algumas das novidades apresentadas ao mercado no ano passado. No total, a Megamatte abriu 14 novas unidades e apresentou um faturamento de R$ 101 milhões em 2014, o que representa um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Com o crescimento, a marca visionou a oportunidade de investir em seu primeiro licenciamento, que trouxe a dupla Tom & Jerry, os famosos personagens da Warner Bros., ilustrados em um Copão de 1L, compondo o combo promocional com 18 pães de queijo. Devido ao grande sucesso, a empresa renovou o licenciamento, e o combo ganhou uma segunda edição, que ficará disponível até o final de junho.

A rede ainda oferece aos seus clientes um amplo cardápio de bebidas geladas e quentes, com misturas à base de mate, guaraná, água de coco, leite e frutas, além de grande variedade de salgados e sanduíches. Um dos seus maiores diferenciais é o modo de produção exclusivo para o preparo do mate, carro chefe da franquia, que é comercializado em todas as suas unidades. A bebida é feita de forma artesanal com erva-mate orgânica, por meio de uma fórmula livre de conservantes, xaropes e outros componentes químicos. Deste modo, todos os seus benefícios são mantidos, proporcionando aos clientes uma bebida 100% natural e ao investidor um produto altamente rentável. A franquia também possui um dos melhores açaís do Rio de Janeiro, vendendo por mês cerca de 2.000 unidades.

Atualmente, a Megamatte conta com 118 unidades, distribuídas por sete estados brasileiros (RJ, SP, MG, SC, DF, CE e PR). Em 2014, a rede inaugurou 14 unidades, incluindo a primeira microfranquia. Com um faturamento de R$ 101 milhões em 2014, a empresa obteve um aumento de 17% na receita frente ao ano de 2013. Em 2015, a expectativa é abrir mais 25 lojas pelo Brasil.

Formatação de Franquia —A Franquia da Megamatte foi formatada nos mais modernos conceitos de padronização e acompanhamento (business format franchising). O candidato pode escolher entre os modelos de loja disponíveis – master, compacta, quiosque e microfranquia – que variam conforme a metragem do local de instalação. Com área mínima de 9m² (microfranquia) e até 15 funcionários, a franquia requer um investimento inicial de pelo menos R$ 80 mil (fora o ponto comercial e estoque). A taxa de franquia é a partir de 15 mil. A taxa de publicidade é de 2% sobre o valor de venda da unidade franqueada e os royalties, de 4%. O retorno deste investimento acontece de 18 a 24 meses em média. Após o início da atividade, cada franqueado contará com a supervisão periódica de campo, apoio na gestão empresarial, ações de marketing e todo o suporte da consultoria de franchising.

ABF Expo São Paulo, de 24 a 27 de junho de 2015(quarta a sábado), das 13h às 21h (sábado: das 11h30 às 18h30), na Expo Center Norte - Pavilhões Azul e Branco - São Paulo /SP. [megamatte.com.br].

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