Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2015 - 08:12

Elo7 registra crescimento de 127% e revela principais características do artesanato brasileiro

Com base em sua rede de artesãos, o marketplace apresenta breve perfil do profissional criativo no Brasil e prevê próximos passos para 2015.

São Paulo,—De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil registrou alto índice de crescimento do setor de artesanato nos últimos anos e já calcula mais de 8,5 milhões de artesãos no País. Com isso, empresas especializadas em oferecer serviços e plataformas que apoiem esse público, crescem na mesma proporção e ampliam seus serviços para profissionalizar a área. O Elo7, marketplace de produtos artesanais e criativos, é um dos players desse mercado e cresceu 127% no primeiro trimestre de 2015, em comparação ao mesmo período no ano anterior. Para seus artesãos, a empresa gerou em 2014 cerca de R$ 170 milhões de reais em vendas e projeta dobrar esse valor para 2015.

As razões para esse crescimento são diversas e vão desde fatores como necessidade de aumento de renda e as formas que os profissionais encontram para driblar a crise, a desvalorização ocorrida com a industrialização e a produção em massa, a valorização do artesanal e a busca por produtos exclusivos e originais.

Com mais de 55 mil artesãos ativos, o Elo7 oferece espaço e ferramentas para que criativos de todo o Brasil consigam expor seus produtos e ampliar seu alcance de vendas para todas as regiões do País. Segundo o CEO da empresa, Carlos Curioni, com o investimento de US$ 11 milhões recebido no final de 2014, a plataforma tem investido em marketing e melhorias de produtos, incluindo o lançamento de apps para as plataformas iOS e Android e a expansão da operação para a Argentina. “Estamos muito contentes com as taxas de crescimento dos primeiros meses de 2015. Entendemos que isso é fruto da melhoria contínua de nosso produto e fortalecimento de nossa marca para compradores e vendedores que utilizam o Elo7 como o melhor lugar para comprar produtos exclusivos e personalizados”, comenta.

Mesmo com o crescimento, ainda há uma visão restrita em relação ao artesanato, como algo tradicional ou folclórico, tanto para brasileiros quanto para estrangeiros. “O artesanato hoje é muito amplo e envolve até mesmo trabalhos com intervenções digitais. Vivemos um momento de revalorização do artesanal em contraponto à desvalorização ocorrida com a industrialização e produção em massa”, explica Carlos.

Com base em sua rede, o marketplace buscou entender qual é o momento atual do artesanato brasileiro e apresenta um breve panorama do segmento.

Entre os 55 mil artesãos cadastrados, o Elo7 registra que mais de 90% desse público é formado por mulheres que aprendem a tradição com mães e avós, e buscam formas de aumentar a renda familiar com o trabalho criativo.

A idade média das artesãs em todo o Brasil varia entre 45 e 58 anos e os principais produtos vendidos pela plataforma estão nas categorias: Aniversários e festas, Lembrancinhas, Bebê, Casamento e Decoração.

Entre os principais motivos que levam o artesão a procurar por uma plataforma como o Elo7 estão: visibilidade, divulgação, facilidades, alcance de vendas online e baixo investimento. Na plataforma, os profissionais recebem vantagens específicas para cada categoria que incluem desde meios de pagamento integrados (o que garante segurança para lojas e consumidores), parceria com empresa de logística (frete com desconto), estratégias de divulgações das lojas e produtos, até eventos e bazares.

Os produtos artesanais brasileiros apresentam uma grande variedade, porém destaca-se o artesanato realizado em cerâmica, madeira, fibras, rendas e bordados em todo o Brasil.

Algumas regiões possuem artesanatos mais específicos de acordo com as matérias- primas locais, como é o caso das sementes e látex do Norte do País, lã no Sul, conchas em todo o litoral brasileiro, capim dourado no Tocantins e norte de Minas Gerais e folhas típicas do cerrado na região Centro-Oeste.

Atualmente, o Elo7 possui mais de 2,5 milhões de produtos anunciados, mais de 11 milhões de acessos por mês e prevê passos que vão melhorar ainda a relação Elo7, vendedor e consumidor final. “Para 2015, nossos planos passam por expandir a base de vendedores e facilitar cada vez mais o processo de busca, compra, pagamento e envio dos produtos, independentemente de qual dispositivo o comprador e o vendedor estejam utilizando. Para isso, planejamos lançar novas funcionalidades na plataforma e um aplicativo exclusivo para vendedores fazerem a gestão de suas lojas e seus pedidos”, finaliza Curioni.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira