Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2015 - 08:23

Plano vai na direção de tornar Brasil também o 7º maior exportador do mundo, diz Sebrae

A simplificação e a desburocratização aliadas ao estímulo à exportação, fundamentais para o País, avaliou Luiz Barretto, diretor-presidente do Sebrae em entrevista ao Blog do Planalto. De acordo com ele, muitas micro e pequenas empresas serão estimuladas a produzir para o mercado externo resultando também na geração de empregos.

“O financiamento, a diminuição da burocracia e a simplificação vão na direção correta de enfrentar essa nova agenda do século XXI, que é por o Brasil não só como sétima economia do mundo, mas também como sétimo maior exportador do mundo. Tudo que vai na direção da simplificação, da desburocratização e do estímulo a exportação é muito importante para o País.”

De acordo com ele, neste momento em que o País realiza ajustes internos, essa “busca do Brasil no mundo” é fundamental para a geração de empregos. “É fundamental que as grandes cadeias de valor, as grandes cadeias produtivas do Brasil avancem no mundo.” Ele destacou que as oportunidades são imensas também para as micro e pequenas empresas que são fornecedoras de outras que já exportam.

Sobre as readequações no PIS/Cofins, Barretto afirmou que esta ação vai no caminho certo de equalizar as condições das micro e pequenas de disputar o mercado externo com concorrentes estrangeiros.

Ele ainda afirmou que o Sebrae atuará na sensibilização das pequenas empresas, transformando em central essa agenda de exportações. “De outro lado o fundamental é capacitá-las, exportar não é uma coisa simples, não é a mesma coisa que produzir para o mercado interno, exige um preparo.”

David Barioni Neto, presidente da Apex Brasil, falou ao Blog sobre os benefícios de aumentar o foco do Brasil nas exportações. Uma vez que 97% dos consumidores do mundo estão fora do Brasil, isso mostra, segundo ele, como é importante um plano nacional de exportações que venha consolidar todas as agendas e aumentar o foco da indústria, do comércio e dos serviços brasileiros na área de exportação.

“Esse é o nosso objetivo, para que a gente venha não só aumentar a balança [comercial] no curto prazo, mas como uma balança sustentável. Nós temos a intenção de aumentar o peso dos produtos manufaturados no peso das exportações brasileiras. Especificamente alguns setores, por exemplo o automobilístico, óleo e gás, energia renovável, semicondutores, produtos médicos, em todos esses produtos nós temos um grande foco para acessar mercados internacionais.”|PB.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira