Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2015 - 08:31

GE Aviation faz motor turboélice voar com diesel pela primeira vez


A GE Aviation vai realizar oito voos demonstrativos com motores turboélice da família H Series abastecidos com diesel S-10 durante o Congresso Nacional de Aviação Agrícola (Sindag), evento anual que reúne os principais nomes da indústria aeronáutica com foco na agricultura. Com 15 minutos de duração cada, os voos serão executados por aeronaves do modelo Thrush 510G com autorização especial da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O Sindag acontece de 24 a 26 de junho(quarta a sexta-feira), na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), que está localizada em uma região de crescimento rápido e altamente relevante para o agronegócio brasileiro.

“Por muito tempo, o segmento de aviação agrícola ficou sem inovações técnicas e a GE tem agora o compromisso de mudar esse cenário”, afirma Brad Mottier, vice-presidente e gerente -geral de Sistemas Integrados da GE Aviation. “Estamos empenhados em trazer para o mercado motores turboélice inovadores, potentes, altamente resistentes e com baixo consumo de combustível”, complementa.

Em agosto de 2014, a GE Aviation apresentou pedido à EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) para utilizar o diesel S-10 na família de motores turboélice H Series. Em menos de um ano, a companhia está pronta para iniciar o programa de testes de voo com quatro operadores brasileiros de aviação agrícola, sob a orientação e aprovação da ANAC. O programa de testes de voo é uma das últimas etapas para obter a certificação da EASA para o uso do diesel S-10 nos motores H Series. O desempenho será medido durante a temporada agrícola brasileira deste ano. Os voos de demonstração que acontecem durante o SINDAG visam ampliar o conhecimento do processo de certificação, bem como os esforços da GE Aviation na realização dos testes necessários.

Os motores turboélice H Series consomem, em média, 648 mil litros de combustível antes de sua primeira revisão, programada com 3.600 horas acumuladas de voo. Com o diesel S-10, os operadores podem economizar mais de US$ 225 mil em custos de combustível entre uma revisão e outra. A disponibilidade do S-10 nas estações de abastecimento brasileiras significaria uma redução substancial nos gastos. Os operadores das aeronaves Thrush 510G do País vêm demonstrando grande apoio à aprovação regulatória do combustível.

A família H Series – que inclui os motores H75, H80 e H85 – está presente em diferentes modelos de aeronaves, incluindo o Thrush 510G, Nextant Aerospace G90XT, Aircraft Industries L410 e CAIGA AG300. Os motores oferecem a opção única ou dupla de regulação das hélices, oferecendo maior flexibilidade aos clientes e podem ser utilizados em aeronaves dos mercados agrícola, de negócios e utilities.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira