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25/06/2015 - 08:44

Usinas de cana-de-açúcar no foco de desenvolvimento da tecnologia Titan Pneus no Brasil


Pneu de alta flutuação para eixos livres de transbordo e implementos agrícolas conta com tecnologia de última geração que reduz custo e ainda aumenta eficiência do maquinário dentro das lavouras de cana.

As perspectivas da retomada nos investimentos e de um crescimento importante nos volumes de produção das lavouras de cana-de-açúcar no Brasil, podendo, inclusive, ultrapassar a marca das 1 milhão de toneladas processadas até o fim desta década, movimenta os bastidores da indústria de pneumáticos no país. O aumento no volume de área a ser manejada decorrente deste cenário que se desenha traz à tona a preocupação com antigos problemas que ensejam a modernização do atual pacote de tecnologias disponíveis; já pensando em produtos desenvolvidos com tecnologia capaz de atender de maneira satisfatória as futuras demandas da indústria de equipamentos originais, além de um incalculável mercado de reposição de peças e acessórios.

A Titan Pneus—detentora da marca Goodyear Farm Tires- há quatro anos desenvolve produtos no Brasil pensando em se antecipar ao crescimento esperado na demanda por pneus dotados de mais tecnologia no setor sucroalcooleiro, e para isso vem adaptando e estimulando o uso do modelo de construção radial de alta flutuação como alternativa ao grande desafio das usinas de conter a compactação do solo gerada pela pressão dos pneus sobre o solo, e ainda proporcionar ganhos de eficiência no consumo de combustível e menos manutenção.

Segundo Leandro Pavarin, gerente de vendas Brasil da Titan, as medidas do pneu 600/50R22.5 - Superflot Radial - apresentada ao mercado em 2014 e, mais recentemente, a apresentação do protótipo do pneu de alta flutuação 600/50R22.5, de produção totalmente nacional, são dois exemplos do trabalho que está sendo desenvolvido e que visa atender de maneira mais eficiente o maquinário presente no campo. “Hoje, a maior preocupação da indústria está em desenvolver o pneu adaptado ao regime de trabalho intenso da agroindústria da cana-de-açúcar, onde uma máquina pode facilmente atingir quatro mil horas de trabalho ao longo de um ano”, destaca.

Paralelo ao anúncio dos novos lançamentos que chegam para atender transbordos de cana e demais implementos agrícolas, a Titan Pneus busca incorporar no mercado novos conceitos, e um deles é a tecnologia LSW (Low Sidewall), responsável por permitir maior estabilidade da máquina, e também a tecnologia IF (Increased Flexion), para maior suporte de carga sem a necessidade de aumentar a pressão interna do pneu.

Na busca constante pela tecnologia ideal para garantir eficiência à operação é necessário que o pneu tenha em sua construção, atributos tecnológicos importantes como capacidade de tração; desenho e profundidade da banda de rodagem adequada ao tipo de operação; carcaça reforçada para suportar a carga e torque dos equipamentos; além de compostos adequados de borracha para cada tipo de operação. Outras variáveis, como as características da operação desses veículos, trajeto, volume de carga, velocidade e temperatura, também indicarão a construção mais adequada, sendo o pneu diagonal ou radial. A maior preocupação neste ramo é a busca por durabilidade e qualidade do produto, diminuindo o desgaste, trazendo mais benefícios, mas sem descuidar do fator preço.

A Titan possui uma grande história na América do Norte, onde atua no mercado de fabricação de rodas há mais de 100 anos. Desde 1993, a companhia se mantém na liderança do segmento de pneus agrícolas em toda a região. Na América Latina, em 2011, a empresa adquiriu a fábrica da Goodyear, na cidade de São Paulo, e a marca Goodyear Farm Tires. Nos anos seguintes, passou a ser responsável pela produção e comercialização de pneus florestais e convencionais de caminhões e ônibus da marca Goodyear. Sob a marca Titan, a empresa desenvolve soluções para os mercados fora de estrada (OTR) e industrial. [www.titanlat.com].

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