Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2015 - 08:29

CFF e Micromedex iniciam diálogo sobre parceria

Projeto piloto será elaborado para avaliar a viabilidade de cooperação técnica para a inserção de dados sobre medicamentos registrados pela Anvisa nas bases de dados da empresa.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio de seu Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), e a Truven Health Analytics, multinacional detentora do sistema de apoio à decisão clínica Micromedex, podem firmar uma parceria inédita na América Latina, que beneficiará enormemente os profissionais da saúde em atuação no Brasil. Executivos da empresa foram recebidos nesta terça-feira, dia 23 de junho, na sede do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília, e definiram pela elaboração de um projeto piloto para avaliar a viabilidade de assinatura de um termo de cooperação técnica prevendo a inserção das informações sobre medicamentos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) na base de dados Micromedex.

Atualmente, a base de dados não contempla cerca de 200 medicamentos com registro do órgão regulador brasileiro, restringindo-se aos aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e European Medicines Agency (EMA). “Essas informações farão uma grande diferença para as centenas de instituições, organizações e profissionais da saúde que, diariamente, buscam as informações baseadas em evidências da Micromedex”, comenta o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João.

A parceria, proposta pelo CFF, irá contribuir para aumentar a eficiência e a qualidade do cuidado ao paciente, oferecendo suporte às atividades dos farmacêuticos, especialmente os que atuam na área clínica, e de outros profissionais da saúde. A Micromedex é uma importante fonte de informação mundial sobre medicamentos e os farmacêuticos lideram o índice de consultas ao banco de dados. “Certamente, o trabalho que estamos pretendendo fazer em conjunto representará um ganho para os profissionais de saúde, em suas práticas diárias, e para os pacientes, em relação à segurança no seu atendimento”, acrescenta o presidente do CFF.

O Cebrim estará diretamente envolvido na elaboração do projeto piloto. Os farmacêuticos Rogério Hoefler e Alessandra Russo tratarão diretamente com a equipe da Truven Health Analytics para desenvolver este estudo inicial. A partir do levantamento de informações e da compilação de dados sobre alguns medicamentos de diferentes classes, serão estabelecidas as bases para o possível termo de cooperação visando contemplar a totalidade dos itens que ainda não constam da base de dados da Micromedex. “Trata-se de um trabalho importante para os profissionais da saúde, que terão informações qualificadas, baseadas em evidências, reunidas em uma única fonte de consulta”, observa Rogério Hoefler.

Para a Truven Health, a parceria reforça a importância da presença de informações confiáveis e de qualidade nos sistemas de apoio à decisão clínica. Tina Moen, CCO da Truven Health, diz que a reunião teve como objetivo formalizar o início de um trabalho em conjunto de parceria técnico-científica para benefício dos profissionais de saúde no Brasil.

“As informações compartilhadas por essa cooperação devem potencializar a plataforma com informações locais, para que seja possível ao profissional de saúde no Brasil dar melhor atendimento aos pacientes”, afirma a executiva. “Os profissionais de saúde precisam das melhores evidências para a tomada de decisão, e essa parceria permite ampliar o acesso a essas informações”, reforça Henrique Pereira, gerente de negócios da Truven Health Analytics no Brasil.

"Por meio da colaboração com nossos clientes e parceiros, utilizamos todo o conhecimento clínico, de gerenciamento de serviços de saúde e tecnológico obtido ao longo dos anos pela Truven Health para identificar e implementar oportunidades de melhoria da qualidade, da eficiência e dos resultados no cuidado à saúde", analisa o executivo.

Representando o CFF, participaram da reunião os diretores Walter Jorge João (presidente), Samuel Meira (tesoureiro) e José Vílmore da Silva Lopes Júnior (secretário-geral); os assessores da Presidência, Josélia Frade e Tarcísio José Palhano; o coordenador técnico, José Luiz Miranda Maldonado, e a chefe de gabinete, Gláucia Costa. Pela Micromedex participaram Tina Moen, diretora clínica da Truven Health Analytics; Jorge Manosalva, diretor regional para a América Latina; Miguel Andres Garcia, gerente regional para a América Latina e Henrique Pereira, gerente no Brasil.

Internacional —Presente em 90 países, o sistema de apoio à decisão Micromedex é uma das soluções da Truven Health Analytics. Há mais de 40 anos, o Micromedex é líder mundial na área de informações em saúde baseadas em evidência. No Brasil, ela atende o Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Anvisa, centros de informações sobre medicamentos e de toxicologia e vigilâncias sanitária e epidemiológica, além de hospitais, clínicas e indústrias farmacêuticas.

Além de informações baseadas em evidência, ferramentas analíticas, a Truven Health Analytics fornece referências, consultorias e serviços ao setor de cuidados com a saúde, a fim de reduzir custos e melhorar sua qualidade e acesso. Além do Micromedex, a empresa é detentora das marcas MarketScan, 100 Top Hospitals, Simpler, CareDiscovery, Heartbeat Experts e JWA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira