Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2015 - 08:38

Ocupa DOPS realiza ato no Dia Internacional de Luta contra à Tortura

O Movimento Ocupa DOPS promove um ato público em frente ao antigo prédio do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) para marcar o Dia Internacional de Combate à Tortura. O evento prestará homenagem a Inês Etienne e Estrella Bohadana, militantes de esquerda vítimas da tortura do Estado durante o período da ditadura civil-militar e mortas neste ano —respectivamente em 27 de abril e 11 de maio.

O evento acontece na parte da tarde, a partir das 16h, em frente ao ex DOPS, e contará com uma programação de extensa com exibição de filmes, recitação de poesia, pinturas e muito mais (confira a programação ao fim do texto).

O Ocupa DOPS consiste em uma Campanha Pela Transformação do prédio do ex-DOPS/RJ em Espaço de Memória da Resistência e reúne entidades e ativistas defensores dos direitos humanos. O edifício, que se localiza no Centro da cidade do Rio de Janeiro, na esquina da Rua da Relação com a Rua dos Inválidos, consta no relatório final da Comissão Nacional da Verdade como um local em que diversas violações de direitos humanos foram perpetradas pelo Estado.

Propõe-se que o espaço se converta numa referência de direitos humanos e que abrigue acervos e atividades relacionados ao direito à memória, verdade e justiça. Um manifesto publicado na internet apresenta em detalhes essa proposta. Caso a iniciativa seja vitoriosa, os projetos para a concepção deste espaço de memória da resistência deverão ser escolhidos a partir de um concurso público, com a supervisão do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).

O edifício tem sido reconhecido pelo seu valor histórico e artístico, e já foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). Encontra-se, porém, atualmente em mau estado de conservação, com muitos documentos em deterioração. O Ocupa Dops reivindica que a administração do edifício, atualmente feita pela Polícia Civil, seja transmitida à Secretaria Estadual de Cultura. Uma reunião para tratar desse assunto com os respectivos órgãos está agendada para próxima segunda-feira [29 de junho].

As entidades que constituem o Ocupa DOPS lutam para que a gestão do espaço não seja dividida com entidades que, como a Polícia Civil do Rio de Janeiro, possam ter algum envolvimento na violação de direitos humanos.

Sobre o prédio do DOPS —Inaugurado em 1910, o edifício foi construído para sediar a Repartição Central de Polícia, abrigando ao longo dos anos distintas polícias políticas responsáveis por reprimir setores sociais que supostamente pudessem comprometer a “ordem pública”, entre eles sambistas, capoeiristas e adeptos das religiões afrobrasileiras. Já entre 1962 e 1985, funcionou neste prédio o Departamento de Ordem Política e Social do Rio de Janeiro (DOPS-RJ), um dos principais órgãos de perseguição política, tortura, morte e desaparecimento forçado de pessoas durante a ditadura civil-militar, tornando-se um dos principais símbolos dos anos de chumbo na cidade do Rio de Janeiro.

Ato público para marcar o Dia Internacional de Luta contra à Tortura, com homenagem a vítimas da ditadura civil-militar recém-falecidas, dia 26 de junho(sexta-feira), a partir das 16h, em frente ao ex-DOPS/RJ, esquina da Rua da Relação com a Rua dos Inválidos. Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1088763164471547.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira