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27/06/2015 - 07:02

Brasil no mercado internacional

A Associação Brasileira de Estilistas(ABEST) esteve presente no lançamento do Plano Nacional de Exportações (PNE) ocorrido no dia 24 de junho(quarta-feira), em Brasília. Na ocasião, Paulo Lourenço Bartholomei, vice-presidente executivo, representou a entidade que atualmente possui 117 marcas associadas em todo o Brasil, que exportam os seus produtos para aproximadamente 60 países.

O Plano Nacional de Exportações tem como principal objetivo aumentar a presença do Brasil no mercado internacional, que é a sétima economia do mundo, mas que ocupa a 25ª posição no ranking do comércio global.

Na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) o PNE terá uma importante ferramenta de execução, inteligência e acesso a mercados no exterior, como destaca o seu presidente David Barioni Neto: “No curto prazo, temos o acesso a mercados onde a Apex-Brasil pode auxiliar na capacitação das empresas e em pesquisas sobre potenciais oportunidades; temos a facilitação da exportação através do Portal Único, uma ferramenta espetacular para reduzir a burocracia e acelerar os processos de exportação; e na parte da promoção comercial, estamos imediatamente inserindo as ações junto a nossos escritórios no mundo todo”.

“Ao longo de nossa existência sempre promovemos diversas ações para fomentar negócios para a moda brasileira no cenário internacional e nacional. Um plano desta envergadura chega em um momento extremamente importante para nos ajudar a consolidar a imagem de um Brasil com moda criativa, de qualidade e com condições de disputar o acirrado mercado internacional. Entre ações recentes que podemos citar está a inauguração, ao lado da ABIT e da Apex-Brasil, de uma Pop Up Store na Riviera Francesa que durante três meses terá 16 marcas expondo e vendendo os seus produtos em uma vitrine qualificada de formadores de opinião e de compradores. Já no começo do próximo mês estaremos em Paris, levando algumas de nossas marcas associadas para a Mode City, uma das maiores feiras do segmento de moda praia e lingerie da Europa”, complementa Paulo Lourenço Barthlomei.

A Apex-Brasil é parceira de longa data da ABEST e um dos frutos desta sinergia nasceu em 2003, o Fashion Label Brasil. A iniciativa tem o objetivo de posicionar a moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e do design diferenciado.

O programa conta com atividades estratégicas — Projeto Comprador e Imagem, Feiras e Desfiles Internacionais, Projeto Showroom, além de ações especiais —, para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.

Vale destacar que em 2014 as exportações da ABEST fecharam em US$ 11,35 milhões, e as de moda praia em US$ 5,6 milhões —crescimento de 17,5% em relação a 2013.

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