Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2008 - 09:13

Lula afirma na mensagem ao Congresso que segurança, saúde e educação serão prioridades

Brasília (DF) - Na mensagem encaminhada ao Congresso Nacional na sessão de reabertura dos trabalhos legislativos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que segurança, saúde e educação serão as áreas prioritárias para o governo em 2008, no dia 6 de fevereiro (quarta-feira).

Segundo o presidente, na área de segurança a idéia é estreitar a colaboração dos estados com o governo federal, fortalecer a Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal. Lula deu como exemplo o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) no ano passado, e que contará com R$ 6 bilhões até 2010.

Na área de educação, Lula destacou a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), a abertura de novas universidades públicas, de 48 extensões universitárias no interior e de 212 escolas técnicas em todo o país.

Na área da saúde, o presidente lamentou a não-aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Segundo ele, a rejeição da prorrogação do imposto impediu mais recursos para o setor, o que permitiria, por meio da aprovação do PAC da Saúde (Programa de Aceleração do Crescimento), que crianças de escolas públicas passassem a ter consultas médicas regulares.

"Infelizmente esse processo foi truncado com a derrubada da CPMF, mas tenho certeza, que, o governo, o Congresso e a sociedade encontrarão soluções conjuntas para o problema", disse.

Lula fez um balanço das atividades do Executivo no ano passado, destacando o aumento do índice de empregos.

"Foram criados 1.617.632 empregos com carteira assinada. Um marco na nossa história", lembrou. O presidente Lula afirmou ainda que houve aumento no número de famílias que migraram das classes D e E para a classe C.

O presidente ainda disse que no ano passado a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu o Brasil, pela primeira vez, no grupo dos países com alto índice de desenvolvimento humano. "Crescer de modo sustentável e com inclusão social tem sido nosso objetivo maior e a mais significativa conquista desses últimos anos", destacou.

Na mensagem lida hoje, Lula ainda destacou a integração sul-americana. "O Mercosul constitui o mais importante alicerce no processo de integração regional. Projeto que vem avançando, não só em termos comerciais, mas em termo sociocultural".

"O Brasil e o Executivo têm muito a agradecer ao parlamento brasileiro por todas as matérias fundamentais que analisou e sobre as quais deliberou no ano passado", disse o presidente.

O presidente Lula encerrou a mensagem afirmando: "Sou, ao mesmo tempo, o mais satisfeito e o mais insatisfeito dos brasileiros. Satisfeito porque fizemos muito e insatisfeito porque tudo isso ainda é pouco diante do tamanho da nossa dívida social".

A mensagem, levada ao Congresso Nacional pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi lida pelo 1º secretário do Congresso Nacional, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). A leitura marcou a instalação da 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 53ª Legislatura do Congresso Nacional.| Por: Priscilla Mazenotti/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira