Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2015 - 07:40

Plano da Petrobras é realista, mas gera preocupações para a indústria, diz Firjan


O Plano de Negócios e Gestão (PNG) da Petrobras 2015-2019, divulgado no dia 29 de junho(segunda-feira), sinaliza um cenário realista, porém preocupante. A concentração da atividade exploratória nos Programas Exploratórios Mínimos de cada bloco traz um alerta para o mercado ao não apontar investimentos em novas Rodadas de Licitação. Isso significa que a Petrobras está considerando, dada a atual regulamentação, a não realização de leilões do pré-sal no médio prazo —cinco anos—, o que impediria o investimento de outras operadoras.

O Sistema Firjan tem reforçado a necessidade de revisão da legislação que traz para a Petrobras a obrigatoriedade de participação mínima na exploração dos campos do pré-sal, apoiando o projeto de lei em trâmite no Senado que trata do assunto.

O PNG fez ainda a revisão da curva de produção de óleo e líquidos de gás natural (LNG) no Brasil. Com metas mais próximas à sua atual capacidade produtiva, essa curva foi reduzida em 1,4 milhões de barris por dia (Mbpd) no horizonte 2020, representando a diminuição em um terço da produção anteriormente estimada, o que, somado à previsão de não haver novos leilões, traz dúvidas quanto à capacidade de atendimento ao crescimento da demanda interna.

A atualização do PNG trouxe um cenário de redução dos investimentos já esperado pelo mercado. O destaque negativo são os cortes nas obras do Comperj, importante ativo no estado do Rio de Janeiro, para valores potencialmente menores do que o necessário para a conclusão total do projeto.

A expectativa de priorização dos investimentos em Exploração e Produção foi confirmada, e a Petrobras também reforça sua posição como importante player do pré-sal, ao priorizar novos sistemas de produção no Brasil, que representam mais de 40% do total do Plano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira