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01/07/2015 - 09:12

Sindicom divulga Anuário Estatístico 2015

O principal destaque foi o crescimento de 11,8% das vendas de etanol em 2014 entre as associadas ao Sindicom.

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) disponibilizou, em sua página na internet, a edição de 2015 da publicação “Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência”, com os principais dados referentes a estes setores. O anuário aponta que as associadas à entidade ultrapassaram pela primeira vez o patamar de 100 bilhões de litros de combustível comercializados no ano passado.

O principal destaque foi o desempenho do etanol hidratado, que manteve a retomada do crescimento de vendas iniciada em 2013. A comercialização do combustível pelas associadas ao Sindicom cresceu 11,8% em relação ao ano anterior, totalizando 8 bilhões de litros. Entre os fatores que influenciaram o aumento da demanda de etanol estão o preço favorável, o crescimento da oferta e a desoneração das contribuições federais do PIS/Cofins na produção e distribuição do combustível.

As lojas de conveniência das associadas ao Sindicom também tiveram desempenho favorável em 2014. O número de lojas cresceu 13% em relação ao ano anterior, o que representa um aumento de 22% no faturamento – bem à frente dos 3,7% de expansão do setor de varejo como um todo. Já as transações se aproximaram dos R$ 425 milhões ao ano, gerando cerca de 26 mil empregos diretos e 118 mil indiretos.

Essa é a única publicação no país que apresenta os números da conveniência e análises detalhadas das principais categorias de produtos comercializados. Na edição de 2015, o destaque foi a categoria Food Service, que atingiu mais de 17% do faturamento das lojas das associadas ao Sindicom, o que representa um crescimento acima de 40% nos últimos cinco anos.

O anuário traz ainda uma pesquisa nacional, elaborada pelo Ibope Inteligência, sobre o perfil de consumo de bebidas alcoólicas. Motivado pela preocupação acerca da perigosa combinação Bebida x Direção, o Sindicom encomendou o estudo, que revelou que 40% dos entrevistados têm o hábito de consumir bebidas alcoólicas, sendo que 20% declararam que costumam dirigir. Destes, 74% afirmaram que não dirigem após ingerir bebidas alcoólicas, dos quais 32% atribuíram à mudança de hábito à implantação da Lei Seca, em 2008.

A versão digital do Anuário do Sindicom 2015 pode ser consultada no link: [www.sindicom.com.br/anuario/2015].

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