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02/07/2015 - 10:10

Brasil precisa padronizar operações para combater crimes financeiros e gerar negócios, aponta Swift

Conclusão é do Swift Business Forum Brasil, evento realizado pela Swift, instituição cooperativa de origem belga e formada por mais de 10.800 bancos do mundo todo. Padronização e compliance foram os principais temas, com foco na prevenção de crimes financeiros. Segundo estudo lançado no fórum, gestores de ativos acreditam que cerca de 30% dos status de transações não são monitorados em tempo real. Adesão do BTG Pactual e do Itaú em sistema de registro de clientes (KYC) foi anunciada no evento.

São Paulo— Representantes dos setores bancário e financeiro do Brasil se reuniram nesta quarta-feira, 1º de julho, no Swift Business Forum Brasil, realizado, pela primeira vez, em São Paulo. Entre os assuntos abordados, está a importância da padronização internacional das operações financeiras brasileiras, o que deve contribuir para a eficiência e redução dos custos dessas transações, além de garantir maior segurança.

“Enquanto o padrão ISO 20022 é implementado em várias jurisdições de todo o mundo, esta é uma oportunidade para o Brasil de atualizar os padrões das operações que são feitas em âmbito internacional. Isso significa aumento do volume de negócios”, disse Ricardo Soares, diretor-executivo de Securities Operations do Itaú, sobre o processo de padronização que precisa ser enfrentado pelos bancos brasileiros.

A diretora- executiva do BTG Pactual, Carolina Bezerra, também participou do fórum num debate sobre compliance, uma das ferramentas utilizadas para evitar crimes financeiros. O banco uniu-se recentemente ao registro Know Your Customer (KYC), da Swift, um repositório centralizado que mantém um conjunto de informações padronizadas sobre instituições financeiras, necessárias às operações de compliance.

Sobre os meios de pagamentos realizados no Brasil, o diretor de Políticas de Negócios e Operações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Leandro Vilain, destacou que o índice de “bancarização” da população brasileira vem crescendo nos últimos anos, com aumento de 5% ao ano de abertura de contas correntes. Ainda assim, as operações “não presenciais” têm muito a expandir.

“Ainda são feitos cerca de 14 milhões de saques em dinheiro (acima de R$ 10 mil) por ano e 253 milhões de saques em cheques nas agências bancárias, além de 86 bilhões de pagamentos (acima de R$ 5 mil) na boca da caixa. Ou seja, podemos expandir ainda mais as operações financeiras e uma forma que se mostra em ascensão é o mobile banking”, explicou Vilain, para quem os serviços apresentados pela Swift podem agregar mais segurança.

Durante o fórum, também foi lançando um estudo do professor Felipe Garrán, da Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo, sobre as operações financeiras no Brasil. De acordo com o levantamento, uma das barreiras mais desafiadoras para a internacionalização dos padrões – bem como para a vinda de investidores estrangeiros ao mercado brasileiro – é a ausência de um processo integrado de (pós) negociação de ativos financeiros. Além disso, os gestores de ativos acreditam que cerca de 30% dos status de transações não são monitorados em tempo real, constituindo um cenário de incertezas.

O evento contou com o apoio dos bancos Bradesco, BNY Mellon e Santander Securities Services e com participações de especialistas do setor.

Perfil—A Swift é uma instituição de cooperação bancária que fornece plataformas de comunicação, produtos e serviços para conectar mais de 10.800 organizações bancárias, instituições de valores mobiliários e clientes corporativos em mais de 200 países. A Swift promove a troca de informações financeiras entre seus usuários, de forma automatizada e padronizada, com segurança e confiabilidade, diminuindo os custos e reduzindo os riscos das operações financeiras. A SWIFT também propõe à comunidade financeira trabalhar em conjunto para moldar a prática do mercado, definir padrões e debater questões de interesse mútuo. [www.swift.com].

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