Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2015 - 08:20

Arco da Estação Jardim Oceânico terá telhado verde


Estrutura de concreto ficará no vão central da estação da Linha 4 do Metrô.

A Estação Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, começa a receber uma solução arquitetônica que valoriza a iluminação e ventilação naturais. Trata-se de um arco de 68 metros de comprimento e 10,7 metros de largura no vão central da superfície da estação. Esta é a última grande etapa da obra bruta.

Feito em concreto, do lado de fora, este arco formará um telhado verde. Para os passageiros, no entanto, a impressão dentro da estação será de um céu estrelado, já que haverá mais de uma centena de pontos de captação de luz de natural.

A 12 metros de altura do mezanino da estação, na área de circulação de passageiros, o arco será circundado por vidraças e aberturas laterais. Na calçada, essa cortina de vidro estará a 5,70 metros de altura.

Esta semana, os colaboradores do Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô neste trecho, se concentram na montagem do cimbramento, estruturas que servem para escorar as armações metálicas e fôrmas de madeira que receberão o concreto com 40 centímetros de espessura.

A previsão é de que o arco esteja finalizado em julho, uma vez que a laje de teto da estação foi concluída e reaterrada.

Gramado florido —No canteiro central da Avenida Armando Lombardi haverá um gramado florido, que cobrirá toda a extensão da estação multimodal com vegetação e mudas de árvores. Sobre o arco estará o telhado verde, conhecido também como ecotelhado, que tem a vantagem de promover isolamento térmico no subsolo e garantir um diferencial estético e ambiental.

A ideia foi do diretor de Engenharia da RioTrilhos, o arquiteto Heitor Lopes, que sugeriu aproveitar a área do canteiro central sem edificações e circulação de pedestres para construir uma espécie de onda que se eleva suavemente e retorna ao solo a partir da cobertura vegetal existente.

“A cobertura vegetal dos ecotelhados permite uma troca de calor e umidade bem mais amena que as coberturas convencionais”, disse Heitor.

Futuras passagens subterrâneas —Estão em construção as futuras passagens subterrâneas da Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca. O Governo do Rio está construindo dois retornos para veículos, através do Consórcio Construtor Rio Barra, responsável pela implantação da Linha 4. As obras vão melhorar a fluidez do trânsito na avenida, já que oferecem outra opção aos retornos já existentes, sob o Elevado das Bandeiras e sob a ponte de acesso à Avenida das Américas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira