Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2008 - 09:37

GS1 Brasil disponibiliza layout com informações complementares à NF-e

Novo arquivo contemplará, além dos dados exigidos pelo Fisco, informações financeiras e logísticas, beneficiando as relações B2B entre parceiros de negócios.

A NF-e foi criada em 2006 com o intuito de simplificar o dia-a-dia das empresas, por meio dos benefícios proporcionados pela tecnologia. É um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com a finalidade de documentar transações comerciais entre empresas.

O processo é ágil, pois a empresa emissora de Nota Fiscal Eletrônica gera um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial, assinado digitalmente. Este arquivo eletrônico, que corresponderá à NF-e, será então transmitido pela Internet para a Secretaria da Fazenda de jurisdição do contribuinte que fará uma validação do arquivo e devolverá um protocolo de recebimento (Autorização de Uso), sem o qual não poderá haver o trânsito da mercadoria.

A automação e a integração dos sistemas e troca eletrônica de pedidos de compra e notas fiscais já são realizados há mais de quinze anos entre as empresas no Brasil que utilizam o EDI (Eletronic Data Interchange) - Intercâmbio Eletrônico de Dados. O comércio eletrônico já modificou a forma como as empresas realizam negócios e a NF-e será responsável pela massificação deste cenário.

A adoção da NF-e, até agora, foi facultativa, porém, a partir deste ano os setores de produção, distribuição e revenda de combustíveis e cigarros, em 20 estados e no Distrito Federal, terão a obrigatoriedade de adotá-la.

Uma vez que as empresas desenvolvam a solução, e enviem o arquivo de notas fiscais, eletronicamente para o Fisco, poderão também fazê-lo para seus parceiros de negócios, gerando redução de custos administrativos e operacionais, de estoque, de saldos, de itens faltantes, de devoluções, aumentando as vendas e agilizando o recebimento das mercadorias.

Sendo assim, a NF-e, juntamente com demais informações logísticas enviadas por meios eletrônicos, parece ser o caminho natural para os processos de negócios entre as empresas, fortalecendo as relações B2B.

Considerando esse cenário, a GS1 Brasil se antecipou e promoveu um grupo - eCommerce NF-e – que discutiu sobre a harmonização da NF-e com os processos B2B existentes, com foco em vários setores da economia. “O atual layout da NF-e contém informações que atendem somente às necessidades do Fisco. A intenção do nosso grupo de trabalho foi desenvolver um arquivo complementar, um adendo, que também contemplasse informações financeiras e logísticas, facilitando ainda mais a vida das empresas”, destaca Frederico Cunha, assessor de Soluções da GS1 Brasil e coordenador do grupo.

O adendo B2B foi criado no mesmo padrão da NF-e, que utiliza linguagem XML, e poderá ser enviado em conjunto com esta ao parceiro de negócios. “Os benéficos serão melhor controle financeiro, fiscal e tributário, além da melhora nos relacionamentos entre as empresas, principalmente nas atividades logísticas”, conclui o assessor. | Site: www.gs1brasil.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira