Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2008 - 09:39

Basics analisa mercado de consultorias do ponto de vista web

Empresa especializada em governança corporativa na iniciativa web mostra, através de pesquisa, que as consultorias brasileiras não aproveitam seus websites para gerar novos negócios.

O mercado de consultorias é um dos maiores do mundo. No Brasil, porém, esse segmento ainda é pouco conhecido. Para avaliar como as consultorias se apresentam em nosso país, a equipe de profissionais da Basics realizou uma pesquisa que avaliou seus websites.

O trabalho foi realizado em duas etapas. Na primeira, a equipe da Basics elencou todos os aspectos que as empresas buscam avaliar quando pretendem fazer uma contratação deste tipo - ou seja, os pontos decisórios da contratação. Na segunda etapa, a pesquisa levantou se essas informações apareciam nos websites das consultorias.

O que se constatou foi uma enorme lacuna entre a aspiração de quem contrata e o que é apresentado nesses websites. Isso, naturalmente, dificulta uma pré-avaliação das consultorias - o que, quase sempre, faz com que boa parte delas seja simplesmente excluída da seleção.

Os chamados "pontos decisórios para a contratação de uma consultoria" foram levantados junto às principais escolas de administração e economia do Brasil e do mundo. Os websites avaliados foram escolhidos através da busca orgânica do Google. Por este meio foram selecionados os dez primeiros websites brasileiros, em sete categorias principais: Consultoria Geral, Consultoria de Informática, Consultoria Ambiental, Consultoria de Marketing, Consultoria Empresarial, Consultoria Financeira e Consultoria de RH - totalizando 70 websites.

Posteriormente, foi elaborado um questionário com 40 perguntas. O objetivo dessas perguntas foi verificar o conteúdo das páginas pesquisadas e avaliar se elas ofereciam de forma clara e objetiva informações sobre o processo de trabalho da consultoria. E, também, dados sobre a marca, a equipe e seus cases - afinal, na maioria das vezes, as consultorias que expõem seus cases de sucesso e resultados são mais aceitas e têm maiores chances de serem selecionadas.

A pesquisa quis analisar diferentes aspectos de cada consultoria com o objetivo de definir os elementos essenciais que podem garantir o sucesso de uma empresa desse segmento, em sua exposição na Web. É o resultado dessa análise geral que a Basics deseja compartilhar com o mercado.

Os itens e pesquisados e seus resultados

No entanto, pontos relevantes para a contratação – metodologia, equipe e cases – não são expostos:

Observações: 3) Dessa maneira, a marca é apresentada sem suporte, pois não existem as evidências factuais, ou seja, os valores da marca ficam enfraquecidos, pois a teoria não é comprovada na prática.

Isso também impede, em um mercado fragmentado com um número grande de players, que os pontos de diferenças sejam apresentados de maneira contundente, prejudicando o branding.

A falta de suporte factual não comprova o escopo. Sem cases, equipe e método, o discurso fica vazio.

Estão presentes somente os recursos básicos para atendimento ao cliente .

Porém, o relacionamento é falho com o mercado como um todo

Mostrar evidências de grande know-how na área específica da consultoria é um ponto de grande relevância para a construção da marca, porém subtilizados.

Conclusões feitas pela Basics: As empresas de consultoria ainda não despertaram para o potencial da WEB na geração de novos negócios.

Os Websites da grande maioria das empresas de consultorias analisadas não atendem os requisitos mínimos e básicos e, com isso, deixam de oferecer as informações abaixo que o mercado busca quando procura uma consultoria para contratar: A descrição sintética do escopo da consultoria | Valores da marca | Metodologia empregada | Equipe | Cases no formato internacional – problema, solução e resultado.

Os recursos de e-bussiness disponível na WEB são subutilizados. As empresas de consultorias, de maneira geral, ainda não fizeram a inserção do e-business na sua cadeia de valor, com foco no resultado dos negócios, rumo a conquista de novos clientes.

O não alinhamento do que as empresas buscam com o que as consultorias oferecem é um imenso gargalo para o crescimento do mercado de consultoria no Brasil como um todo.

Os resultados mostraram uma grande dissonância entre a oferta e a procura, com as empresas de consultorias não colocando no seu website os pontos mais valorizados por quem está pesquisando uma contratação.

Recomendações da Basics: Após essa análise, fica evidente que a empresa de consultoria que oferece exatamente o que o mercado procura, deixa de ter um website e passa a ter uma poderosa plataforma para a geração de novos negócios.

Para isso, nossa equipe de consultores, tem as seguintes sugestões: . Análise do grau de maturidade da empresa para o e-bussiness. É de fundamental importância para se determinar à velocidade com que as modificações serão implantadas na própria organização e o que será priorizado.

. A aplicação de metodologia para avaliar a cadeia de valor do negócio e inserção ótima do e-business em todo processo.

. Todo processo de web se constrói com controle, em fases. É necessária a aplicação de um processo de Web Change Management para a implementação.

. É de fundamental importância um programa de comunicação, para ativar o website atraindo os prospects desejados, e definir métricas para análise e correção de rumo. Aqui está a chave para a empresa ser chamada para a apresentações e participações em concorrências.

Perfil da Basics - Atuante há mais de 10 anos no mercado de internet, a Basics é uma empresa especializada na inserção otimizada do E. Business na cadeia de valor dos seus clientes, além de planejar, criar, desenhar, desenvolver e gerir projetos de web que resultem em negócios utilizando a tecnologia de forma criativa. Aumentar a receita, reduzir custos, gerar relacionamento, distribuir conteúdos, divulgar e promover marca são alguns dos serviços que a empresa oferece ao mercado nacional e internacional.

Uma preocupação dos sócios Edson Dacal, Iuri Canuto e Valéria Jureidini é que ao iniciar um trabalho sejam definidas claramente quais são as metas e objetivos a serem cumpridos. Embora pareça uma prática cotidiana, muitas empresas contratam um serviço sem estabelecer os resultados finais, o que causa insatisfação no fim de todo processo devido à falta de comunicação entre fornecedor e cliente.

A Basics oferece para o mercado uma gama de produtos, além de ter uma equipe de profissionais que desenvolvem trabalhos voltados para governança web, ou seja, uma estrutura de trabalho alinhada aos objetivos organizacionais que monitora o desempenho das ações para assegurar a concretização das metas iniciais.

Visibilidade virtual, portais corporativos, metodologia de projeto, Buzz Marketing, Intranet, Extranet, Conteúdo Multimídia, Comunidades, RIA – Internet Rich Application, Mobilidade são alguns segmentos desenvolvidos pela equipe Basics.

A empresa também faz Consultoria em estratégia web, Métricas, Wikis, Blogs, Gestão de Conteúdo, além de ser especializada em taxonomia, na criação de agências virtuais, soluções em Mashups, formatação de aplicações Open Source – Joomla!, Web 1.0, Web 2.0 e Web 3.0.

A Basics é certificada na metodologia Moebius de planejamento Web e se utiliza também de técnicas ligadas as metodologias PMI e RUP.

VIVO, IG, Minas Brasil Seguradora, Gestour, Telefônica, Cherto, Forma, Clarion, IBM são alguns dos clientes da Basics que também possui uma importante aliança estratégica com a 141 Worldwide.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira