Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/07/2015 - 08:50

Foco na competitividade do comércio exterior pautarão os debates do ENAEX 2015

Rio de Janeiro—“Financiamento e garantia, chaves da competitividade no comércio exterior”; “A facilitação do comércio exterior: caminho para ampliar a competitividade”; e “O presente e o futuro das barreiras não tarifárias” são alguns dos temas que serão abordados durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2015), promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). O evento acontece dias 19 e 20 de agosto, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, e terá como tema central “AEB 45 anos em prol da competitividade no comércio exterior”. As inscrições, gratuitas, estão abertas no site [www.enaex.com.br].

Entre os nomes já confirmados para participar do encontro está o de Armando Monteiro, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que irá falar sobre o Plano Nacional de Exportações. Também participarão, entre outros, o presidente da Apex-Brasil, David Barioni; e os secretários, Anamélia Soccal Seyffarth (CAMEX); Daniel Godinho(SECEX), e Marcelo Maia (MDIC/SCS).

O Enaex, que está na sua 34ª edição, é o mais importante fórum de diálogo entre empresários e governo e, mais uma vez, reunirá representantes de toda a cadeia de negócios do comércio internacional para discutir as principais questões que envolvem o setor, com vistas a melhorar a competitividade dos produtos brasileiros.

“Buscaremos, durante as discussões que pautarão o encontro, unir governo e setor privado para formular propostas que apontem para uma maior competitividade do comércio exterior brasileiro, que criem condições para que as empresas possam colocar seus produtos e prestar serviços no exterior, em condições de enfrentar adequadamente os concorrentes”, afirma José Augusto de Castro, presidente da AEB.

O ENAEX —Estão previstos workshops, painéis e discussões sobre os principais temas relacionados ao setor. Os inscritos também terão a oportunidade de participar de despachos executivos e reuniões, assim como visitar a área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas.

Paralelamente ao evento, ocorrerá a reunião do Conselho de Comércio Exterior do MERCOSUL (MERCOEX), formado pelas co-irmãs da AEB, no âmbito regional, Câmara de Exportadores de la República Argentina (CERA), Unión de Exportadores del Uruguay (UEU) e Centro de Importadores del Paraguay (CIP).

Em reconhecimento às empresas e instituições que se destacaram no comércio externo do Brasil no ano anterior, a AEB e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) concederão, durante o evento, o Prêmio Destaque de Comércio Exterior 2015, que está em sua 21ª edição.

Esta edição do ENAEX também marcará as comemorações dos 45 anos da AEB e incluirá atividades alusivas à data, entre elas o lançamento do livro com a história da AEB e da evolução do comércio exterior nos últimos 45 anos.

Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX 2015), dias 19 e 20 de agosto de 2015, das 8h às 19h (19/08) e 8h às 17h (20/08), no Centro de Convenções Sul América (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro – RJ). Informações e inscrições: www.enaex.com.br/enaex2015.

Perfil—A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma entidade privada, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, que representa o segmento empresarial de exportação e importação de mercadorias e serviços, bem como as atividades correlatas e afins. Fundada em 20 de agosto de 1970, a AEB tem como principal objetivo atuar junto aos órgãos públicos e privados pela adoção de medidas que favoreçam a expansão competitiva e sustentável do comércio exterior. Também busca promover a aproximação de todos os elos da cadeia de negócios com fins de estudos técnicos, cooperação e defesa dos interesses e objetivos comuns, visando ao desenvolvimento econômico e social do país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira