Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2015 - 09:49

Tecnologia de ponta não está mais restrita às gigantes do setor

Trabalhar com tecnologia da informação —TI envolve aceitar desafios, os grande propulsores das descobertas. Quem viveu as transformações do mercado de TI nas últimas décadas testemunhou mudanças extremamente significativas. A forma de lidar, armazenar e gerenciar informações está em constante evolução.

Arrisco dizer que, desenvolvedores, especificadores, analistas e gestores nunca tiveram tantos recursos disponíveis para criar projetos e descobrir caminhos para o desenvolvimento de softwares com os mais altos índices de produtividade e qualidade como os disponíveis na atualidade.

Nos últimos 20 anos, é notável a evolução das ferramentas e processos criados para auxiliar a gestão e gerar ganhos para os negócios das grandes companhias. Contudo, é perceptível um novo movimento, que envolve o universo das pequenas e médias, que somam mais de 13 milhões de empresas em todo o país, 20% do PIB e 60% dos empregos Brasil a fora.

Empresas desenvolvedoras de softwares, que sempre colaboraram para o sucesso das maiores companhias de telecomunicação do Brasil, estão fazendo recortes em seus produtos ou criando novos modelos de negócio para se adaptar e atender esta fatia do contexto empresarial. A tecnologia está mais barata e acessível, proporcionando a democratização do acesso às PMEs.

No universo telecom, mais de 5 mil provedores de internet (Internet Service Provider - ISPs) passam a ampliar as ofertas e a explorar regionalmente o mercado da TV paga. Eles são parte deste universo das PMEs ávidas por soluções de TI. CRM, billing, soluções em nuvem, mobilidade e outros produtos e serviços ganham força e prioridade entre os investimentos. As PMEs definitivamente inseriram os projetos de TI em suas estratégias.

O motivo? Agilidade, flexibilidade e escalabilidade nos negócios deixou de ser exclusividade das grandes companhias. Todos, inclusive os pequenos empresários, estão à procura de processos comerciais mais simples, automatizados. Querem reduzir custo e risco! Da mobilidade às informações em real time, passando pela integração com o fluxo de caixa. até uma tomada de decisão e atendimento ao cliente. Tudo está interligado.

A boa notícia é que há no mercado nacional excelentes empresas, que lideram a vanguarda do desenvolvimento de softwares, prontas e capacitadas para atender às PMEs. Definitivamente, a tecnologia “de ponta” não está mais restrita às gigantes do setor. Está onde sempre deveria, mais próxima, disponível para a grande maioria dos empreendedores.

. Por: João Paulo Miranda, CEO da Objective Solutions.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira