Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2015 - 07:48

Comunidade brasileira da Mozilla marca presença no Fórum Internacional de Software Livre

São Paulo—A Mozilla estará representada pelos Mozillians (pessoas que colaboram com a empresa) no 16º Fórum Internacional de Software Livre. O evento acontecerá em Porto Alegre (RS), entre os dias 08 e 11 de julho(quarta a sábado), e terá a participação de dez membros da comunidade Mozilla no Brasil que levarão seus conhecimentos a discussões sobre desenvolvimento e utilização de software livre e seus impactos em inclusão digital de minorias e pequenas comunidades.

No dia 11 de julho (sábado), último dia do evento, às 16h, Melissa Devens, Ricardo Panaggio e Samuel Moraes compartilharão com os demais participantes do fórum a experiência de iniciar a inclusão digital de mais de 300 mulheres da zona rural de Gaurama, município gaúcho de pouco mais de cinco mil habitantes. Ao longo de uma semana, os desenvolvedores ajudaram as pessoas da comunidade a darem os primeiros passos no mundo digital. Além disso, uma equipe local foi treinada para dar continuidade ao projeto.

“Depois da inclusão dessas mulheres, ainda existe toda uma população que ainda não tem acesso a computador e internet, como seus maridos e filhos”, afirma Ricardo Pannagio, responsável por gerenciar toda a infraestrutura de servidores e comunicação usada por outros colaboradores de projetos comunidade Mozilla no Brasil. Segundo ele, o plano é levar a proposta a outros municípios do porte de Gaurama. “As cidades menores precisam de mais atenção porque dispõem de menos recursos”, pontua.

Outro destaque do evento será a palestra “Software livre no mercado de trabalho”. Às 15h do sábado [11/07], Valéria Barros discorrerá a respeito das oportunidades de trabalho que surgiram a partir de sua atuação em comunidades de software livre. “Normalmente, saímos da faculdade sem qualquer network. Contribuindo com o desenvolvimento de projetos nas comunidades de software livre, tive a oportunidade, por exemplo, de trabalhar em multinacionais e participar de vários eventos”, ressalta a desenvolvedora web.

Valéria e Melissa também fazem parte da iniciativa Women & Mozilla (WoMoz), que defende que a internet deve ser aberta, livre e acessível da mesma forma para homens e mulheres, e que as mulheres precisam estar mais presentes no universo do software livre. No dia 08, às 14h, Valéria será mediadora do painel formado exclusivamente por mulheres “Como contribuir com projetos de software livre”. Já Melissa falará no dia 10 de julho (sexta-feira), às 11h, sobre “WoMoz: Lutando pela presença de minorias nos projetos FLOSS”.

Perfil—A Mozilla tem sido uma pioneira e defensora da Web há mais de 15 anos. Criamos e promovemos padrões abertos que permitem inovar e impulsionar a Web como uma plataforma para todos. Hoje, meio bilhão de pessoas em todo o mundo usam o Mozilla Firefox para experimentar a Web em computadores, tablets e dispositivos móveis. Com o Firefox OS e o Firefox Marketplace, a Mozilla está construindo um ecossistema móvel inteiramente baseado nos padrões abertos da Web, libertando fornecedores de dispositivos móveis, fabricantes, desenvolvedores e consumidores das limitações e restrições impostas por plataformas proprietárias. [www.mozilla.org].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira