Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2015 - 08:40

Docentes do CTC/PUC-Rio recebem título de Professores Eméritos

Hans Weber e Enrique Anda, dos departamentos de Engenharia Mecânica e Física, respectivamente, são agraciados com o mais elevado grau da Universidade e, aos 70 anos, não pensam em aposentadoria, mas em continuar compartilhando conhecimento, contribuindo para a formação de seus alunos de pós-graduação.

Os professores Hans Ingo Weber, do Departamento de Engenharia Mecânica, e Enrique Victoriano Anda, do Departamento de Física, ambos do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), foram agraciados com o título de Professor Emérito, a mais alta categoria a ser atingida na Universidade. Com quase cinco décadas dedicadas ao ensino universitário, os professores já teriam condições de se aposentar, mas, totalmente motivados com o título, nem pensam em parar.

Weber dá aulas há 19 anos na PUC-Rio e leciona desde 1968. Com seis pós-doutorados no currículo (sendo cinco na Alemanha e um na França), o professor é especialista em Dinâmica de Sistemas Mecânicos. Aos 70 anos de idade, Weber considera esta a melhor fase de sua vida: “Focar nas pesquisas e orientações da pós-graduação me garantem um retorno muito positivo. O ambiente é extremamente rico e renovo as energias, em uma fase em que tenho mais liberdade, tempo e ânimo para continuar dando aulas”.

O argentino naturalizado brasileiro Enrique Victoriano Anda escolheu o Brasil há 39 anos, fugindo da ditadura de seu país. Professor do Departamento de Física do CTC/PUC-Rio desde 1997, Anda, também de 70 anos, recebeu o título com grande satisfação. “Sem nenhuma pretensão, é gratificante estar contribuindo para expandir a fronteira do conhecimento”, diz ele, cujas pesquisas tratam da matéria condensada em escala nanoscópia. Professor desde 1967, Anda reforça o valor da PUC-Rio em estimular docentes experientes como ele a continuarem atuantes: “Para um ensino universitário de qualidade, é indispensável a experiência de pesquisador. Manter o contato com as descobertas mais recentes orientando alunos de pós graduação é um poderoso estimulo na procura sempre de ideias novas e interessantes”.

“Tanto o professor Anda, como o professor Hans vieram para a PUC-Rio em 1996 — quando já tinham carreiras consolidadas em outras universidades — e apostaram no CTC/PUC-Rio em um momento delicado, após a crise de financiamento ocorrida na primeira metade da década de 90. Ambos tiveram trajetórias acadêmicas excepcionais na PUC-Rio, chegando à posição de professores titulares, e em muito contribuíram para garantir a manutenção e o crescimento do excelente conceito do CTC no cenário da pesquisa no Brasil. Como professores eméritos, continuam presentes e produtivos na construção deste conceito e o CTC/PUC-Rio tem um débito de gratidão com estes dois amigos”, revela o decano do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, o professor Luiz Alencar da Silva Mello.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira