Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/07/2015 - 09:03

Um brinde à crise!

Com o atual cenário da economia do país em crise, aciona-se o medo e a insegurança de muitos empreendedores que acabam pisando no freio e retraindo seus negócios. O mercado é paralisado por um receio súbito gerado pelo fantasma da economia que assombra o mundo corporativo e mais ainda quem está empreendendo sem muita reserva financeira.

Então, é nessa hora que eu começo a pensar se foi realmente a “crise” que atrapalhou alguns negócios ou se foi o “medo” dela que parou tudo. É o efeito placebo desse momento de risco: ela nem bem chegou ao negócio, mas o empreendedor já a colocou lá só para garantir que faz parte da bendita crise!

Sim, eu a classifico como bendita porque pode gerar novos caminhos para empreender, principalmente com as PMEs. Como? Simples! Com o enfraquecimento das indústrias e grandes corporações, as empresas pequenas são impulsionadas a crescerem. De acordo com um estudo realizado há pouco tempo pelo SEBRAE, os negócios mais promissores e em alta para esse ano de 2105 são as pequenas empresas e para 2016 são nichos e segmentos que ainda nem nasceram. A resposta para isso é obvia! Enquanto as grandes acionam os motores para retrair, as PMEs podem andar na contra mão, porque são mais flexíveis às mudanças e muito mais fáceis para manusear a direção e acertar através do erro.

Há empreendedores que mesmo em meio a essa perturbação econômica estão se mexendo, investindo, ampliando, inovando, criando parcerias, mudando de sede etc... E estão conquistando resultados bem expressivos, pois conseguem enxergar além das circunstâncias, o que não é ser somente otimista, mas também estratégico. O país não vai parar! Se as grandes saem de cena alguém tem que entrar.

Crises geram oportunidades e não apenas abismos, a queda dos grandes faz nascer os pequenos; problemas geram novos negócios e o medo e frio na barriga são importantes para sair da inércia e zona de conforto.

Surge um novo momento na economia que está ressignificando o mercado, onde as pessoas vão se ver na opção de precisar empreender o que gosta e sabe fazer.

. Por: Aziz Camali, sócio fundador da DZN, empresa de inovação aplicada a pessoas e negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira