Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/07/2015 - 08:10

Sinfito-RJ denuncia empresas home care ao Ministério do Trabalho

O Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Rio de Janeiro (Sinfito-RJ), na qualidade de entidade do controle social para fins de proteção e representação legal da categoria, denunciou ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) cinco empresas privadas que prestam Serviços de Atenção Domiciliar, também denominados de home care, no Rio de Janeiro.

“Os programas de atenção domiciliar tiveram crescimento exponencial nas últimas décadas, que tem como objetivo a melhora da qualidade de vida dos enfermos, maior proximidade da família e redução dos custos com internações hospitalares. Entretanto, podemos observar que existe uma grande informalidade no setor, favorecimento às terceirizações, evidenciando um processo claro de precarização do trabalho”, explica o Dr. Rubens Guimarães, Fisioterapeuta e um dos organizadores da Comissão Profissional de Fisioterapeutas em Home Care.

O Sinfito-RJ encaminhou cinco ofícios ao MTE denunciando as empresas: Guanabara Home Care, Prolar Serviços Médicos, Home Fisio Sociedade Cooperativa, Procare Serviços de Saúde, e Intensive Care Serviços Médicos e Hospitalares, pelo descumprimento da jornada de trabalho, salário e demais direitos trabalhistas.

“Atualmente existem 283 empresas de atendimentos à saúde domiciliar espalhadas pelo Brasil, segundo o CNES Datasus. É necessário que haja a fiscalização trabalhista, para que o direito do trabalhador seja garantido”, afirma o Dr. Diego Torres, Presidente do Sinfito-RJ.

Esse cenário vem preocupando não apenas o Sindicato no Rio de Janeiro. Movimentos pela valorização estão ocorrendo em algumas cidades do Brasil, como São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, este último por meio da Comissão Profissional de Fisioterapeutas em Home Care. “Pensamos nessas comissões para tentar unir e fortalecer a categoria dos fisioterapeutas que prestam serviços nesse segmento e iniciativas estão sendo tomadas pelas entidades representativas, como Conselho e Sindicato para isso”, conclui o Dr. Leonardo Fonseca, Membro do Corpo Diretivo do Sinfito-RJ e integrante do Movimento.

Sinfito-RJ —O Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais no Estado do Rio de Janeiro foi criado em 10 de agosto de 1988, constituído para fins de proteção e representação legal da categoria. O Sinfito-RJ mantém serviços de orientação jurídicas e trabalhistas para seus filiados, além de disponibilizar benefícios nas áreas de saúde, educação e profissional. [www.sinfitorj.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira