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09/07/2015 - 09:07

Gestão de Conflitos utilizando a PNL Corporativa

Além de gerar muitas emoções, a palavra conflito pode provocar um certo desconforto, devido ao significado que possivelmente algumas pessoas atribuem à situação.

Entretanto, estar em uma situação conflitante é diferente de desentendimento, ou falta de alinhamento. Mas vai um alerta quando isso ocorre, porque significa que os interesses são distintos e velados, o que é muito nocivo para os relacionamentos.

Então verdadeiramente, estar diante de uma “confusão”, é uma oportunidade quando há objetivos em comum e alinhamento de valores.

O primeiro ponto importante para lidar com o desafio é a capacidade de compreender que essa pode ser uma etapa importante para uma aliança, cada vez mais sólida e transparente ou uma nova parceria, depois de ter liberdade para olhar, ouvir e sentir o conflito como uma abertura para conhecer melhor a outra parte envolvida.

Esse exercício colabora para que os membros de uma equipe exercitem a habilidade do respeito, essencial para o sucesso da implantação da PNL Corporativa, gestão de um conflito ou treinando lideranças.

Abrir-se, para aceitar um ponto de vista diferente do nosso, faz um profissional ter amplitude em sua visão e assim construir alternativas.

Para desenvolver com equilíbrio essa habilidade, a melhor forma é se desprender da visão binária de certo ou errado, e construir uma realidade em que sempre podemos pensar na melhor saída para um objetivo, diferente do que se fechar, e classificar algo como “isso é correto ou injusto” para o objetivo.

O respeito sempre solidifica as bases para gestão de um conflito. A prática nos mostra que muitas vezes, o fator que impulsionou o conflito, foi exatamente a ausência de respeito com a diversidade e opiniões, mesmo com pessoas engajadas em uma meta em comum.

Esse é outro fator determinante e talvez o que merece mais atenção. Infelizmente, por acreditar na “tal da obviedade”, esse cuidado é desconsiderado.

Definir objetivo em comum requer muita conversa e especificação, para realmente identificar quem tem sinergia com o que foi proposto. É preciso que isso fique transparente no processo de um trabalho em equipe, um projeto ou em um relacionamento pessoal. Todos esses aspectos são estratégicos, o que a PNL Corporativa considera de alta relevância e impacto.

Interações pouco esclarecedoras podem gerar uma série de conflitos. Muitas vezes, o fato de realinhar um objetivo transforma o que estava sendo considerado um conflito, em uma experiência que servirá para fortalecer as relações.

Ter maturidade para lidar com o conflito é um item que faz a diferença. Esse quesito está vinculado ao preparo emocional, e que não está ligado à idade. Podemos ter profissionais jovens com alta capacidade para lidar com o conflito.

Esse ponto também vem tornando a gestão de conflitos com PNL Corporativa algo mais simples. Separar o indivíduo do seu comportamento ou opinião é um convite para aumentar a percepção de tudo o que acontece ao redor. Afinal, somos muito mais do que pensamos e temos mais possibilidades do que expressamos.

Um profissional que enxerga além do seu ponto de vista, consegue interagir valorizando as pessoas. Identificamos esse fator, quando estudamos a gestão de conflitos, como um mecanismo que permite manter os objetivos alinhados, e de forma sustentável.

Um conflito envolve pessoas e opiniões. Entender também se os envolvidos estão abertos para o alcance do objetivo é uma observação que merece método e carinho.

Espero que você possa experimentar algumas informações simples para gestão do próximo conflito, e assim alcançar resultados satisfatórios!

Lembre-se de que o cérebro solicita treino para realizar novos caminhos.

. Por: Márcia Dolores Resende, criadora do método engenharia da Felicidade. Diretora e coordenadora de desenvolvimento do Instituto de Thalentos. Atua há mais de 29 anos em desenvolvimento humano, corporativo e educacional. Responsável pela criação e implantação do método de Coaching Eficaz com PNL dentro de diversas empresas. Implementando o programa para CEO´s com métricas para o acompanhamento e evolução. Criou a metodologia para implantação de Programas de Cultura Corporativa utilizando os três C´s (Conhecimento, Compreensão, e Comprometimento).Possui certificações Internacionais ICI e ICF Master Coaching. Psicóloga pela UNG, Consultora em desenvolvimento Humano, Coach com Especialização em RH, larga experiência em Desenvolvimento e Treinamento Gerencial. |www.institutodethalentos.com.br.

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