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08/02/2008 - 10:29

ESPM recebe inscrições para pós-graduação em Comunicação Pública

Programa lato sensu propõe reflexão sobre o exercício das atividades em comunicação pública e contribui para aperfeiçoar a democracia do país.

São Paulo, - As dimensões para a formação em comunicação pública - essenciais em sociedades democráticas - são as principais responsáveis para consolidar o processo de participação popular e representa mais uma etapa para o aperfeiçoamento da democracia brasileira. Consciente de seu papel nessa área, a ESPM oferece o programa de pós-graduação em Comunicação Pública.

O setor aponta uma demanda crescente e carece de profissionais que sejam gestores na área e que compreendam as peculiaridades da área pública em todas as esferas, sejam municipais, estaduais ou federais. Segundo estimativas da ESPM, existem 40 mil cargos nas esferas administrativas ou institucionais do país que lidam diretamente com a produção de comunicação pública.

A principal responsabilidade da comunicação não é apenas a transmissão de informações, mas sim, a construção de canais para a decisão partilhada pela sociedade civil por meio de órgãos como ong´s, sindicatos, universidades e autarquias. A área pública deve apresentar estratégia diferenciada da comunicação mercadológica tradicional e muitas vezes, o profissional que passa a atuar nestas esferas projeta uma prática de mercado que, na maioria das vezes, não alcança seus objetivos.

O programa apresenta os fundamentos teóricos para questões como relação entre Estado/Sociedade Civil e entre Estado/Mídia; a necessidade de ética e transparência na comunicação pública; a comunicação como elemento fundamental de mediação e reconhecimento social; e a estrutura do mercado brasileiro de mídia, entre outros.

Além disso, capacita os profissionais do jornalismo e dos quadros gerenciais das diversas esferas e das agências responsáveis por contas públicas ao apresentar as mais recentes práticas do planejamento estratégico e da administração da comunicação com foco na esfera pública. Não é um curso de marketing político ou eleitoral, e sim de gestão, possibilitando a melhor articulação do conhecimento técnico aprofundado dos meios e com uma consciência clara da agenda e dos desafios desse campo.

Entre as principais disciplinas estão: Estado, Governo e Sociedade | O cidadão como parceiro do Estado | Estado e estratégias de comunicação pública | Estudo da mídia brasileira, Comunicação e cultura nas organizações públicas, Administração de sistemas integrados de comunicação pública, Mobilização e propaganda ideológica de Estado, Planejamento e implementação de campanhas publicitárias sociais, Gerenciamento de crise na comunicação pública, Palestras e discussão de casos a cargo de profissionais do mercado.

O curso tem duração de 15 meses e carga horária de 360 horas/ aula. Para pleitear a vaga, o candidato deve apresentar diploma de conclusão de curso superior, passará por análise curricular e entrevista.

Pós-Graduação em Comunicação Pública, tem duração de 15 meses, carga Horária: 360 horas/aula, no período: Noturno, terças e quintas-feiras. Taxa de inscrição: R$ 150,00 | Início das aulas: 4 de março. Inscrições - até 18 de fevereiro de 2008, no Campus Rodolfo Lima Martensen, Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo (SP) | Informações: www.espm.br | Telefone: (11) 5081-8225 ou pelo e-mail | [email protected] .

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