Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/07/2015 - 11:22

Plataforma Educativa Repsol Sinopec completa seis anos


Neste período foram mais de 650 alunos formados nos cursos POP e MAC.

Iniciada em 2009, a Plataforma Educativa Repsol Sinopec completa seis anos de estrada hoje, dia 9 de julho. Neste período, foram mais de 70 mil quilômetros percorridos entre Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, 12 mil pessoas atendidas, 18 cidades visitadas e 20 cursos diferentes ministrados no caminhão do programa.

“A Repsol Sinopec está muito feliz por comemorar esta data, ainda mais com números tão expressivos. O foco do programa sempre foi trabalhar para melhorar a capacitação das comunidades pesqueiras e assim contribuir para seu desenvolvimento. Só nos cursos de “Pescador profissional —POP” e “Marinheiro auxiliar de convés —MAC”, em parceria com a Marinha, mais de 650 pescadores foram formados”, destaca Gabriela Simões, gerente de Comunicação e Relações Externas da Repsol Sinopec Brasil.

Com foco no desenvolvimento comunitário e na cidadania, a Plataforma Educativa Repsol Sinopec é um programa itinerante que leva conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional às comunidades costeiras. Além da Marinha do Brasil, o projeto conta com as parcerias da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), da fabricante de motores Yanmar e das prefeituras das cidades visitadas.

Antes de as atividades serem iniciadas, a Repsol Sinopec realiza um trabalho prévio com a população local para levantar as principais demandas da comunidade, de forma que a unidade móvel também possa ser utilizada para atividades paralelas, como campanhas de vacinação, exames de saúde, doação de alimentos e agasalhos, palestras e esclarecimentos diversos à população.

Também já foram oferecidos pela Plataforma Educativa Repsol Sinopec os cursos de “Manutenção preventiva de motores”, “Gestão de resíduos no mar”, “Processamento de pescados” e “Rádio amador”, entre outros. E graças à rede de parceiros, a Plataforma Educativa também abriga atividades complementares, como palestras sobre “Legalização de embarcações”, “Legislação ambiental sobre pesca” e “Conservação de pescado”.

Todas as atividades são gratuitas, acompanhadas por material didático e ministradas em uma unidade móvel de 12 metros de comprimento, com capacidade para 25 alunos por turma e equipada com computadores e kit multimídia.

Plataforma Educativa deixa Cabo Frio e segue para Ubatuba —Após quase um mês em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, onde ficou de 11 de junho a 6 julho e ofereceu os cursos “POP” e “Boas práticas em manipulação e beneficiamento artesanal do pescado”, além das palestras “A Mata Atlântica é Aqui” e “Segurança no entorno das plataformas de petróleo”, o programa segue para Ubatuba. Lá a Plataforma Educativa Repsol Sinopec ficará de 23 a 31 de julho para ministrar o curso “POP”. Este ano o programa também já passou por Niterói, Macaé e São João da Barra.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira