Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2015 - 07:56

Ministro Armando Monteiro Neto abre a 26ª edição do Congresso Brasileiro do Aço em São Paulo


O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto participou, neste domingo, da cerimônia de abertura do 26º Congresso Brasileiro do Aço, o mais importante evento do setor no País. Realizado pelo Instituto Aço Brasil, o evento acontece até o dia 14 de julho (terça-feira), no Transamérica Expo Center. Durante três dias o Congresso abordará os cenários da indústria mundial do aço, a competitividade da indústria nacional, os desafios da sustentabilidade da indústria do aço, a situação da economia mundial e perspectivas.

Na conferência inaugural, o ministro Armando Monteiro Neto lembrou que o Brasil vive um momento difícil, de grande esforço para reequilibrar a economia, após um período de deterioração do quadro fiscal. Segundo ele, o País já mostrou que pode superar crises episódicas e retomar o processo de crescimento, saindo de uma situação de déficit para um superávit de 1,2% que, de acordo com o Ministro, é uma meta realista. O Brasil ainda é uma economia fechada. Países com as mesmas características têm o dobro de participação no comércio mundial. É preciso que o País se integre às redes de acordos internacionais", explicou.

Para o Ministro, o Brasil só voltará a crescer se for pela indústria e disse acreditar em uma política industrial que não tenha um viés protetor e, sim, que seja fruto de uma aliança entre os setores público e privado. "O Brasil tem condições de retornar a um ciclo de crescimento mas, para isso, precisamos colocar as disputas políticas de lado e construir uma visão convergente. Os pessimistas estão condenados a perder", encerrou.

Além do ministro, a mesa da cerimônia de abertura contou com as participações do presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, Benjamin M. Baptista Filho; do Vice-Governador de São Paulo, Marcio França, representando o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; do Senador Ricardo Ferraço, representando o Congresso Nacional; do Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Carlos Nogueira da Costa Júnior, representando o Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga e do Presidente Executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes.

Antes da fala do Ministro, o presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, Benjamin M. Baptista Filho deu as boas-vindas aos participantes do congresso e fez um balanço sobre a situação do setor do aço no Brasil. Segundo Baptista, sem o crescimento da indústria não há geração de emprego ou aumento de renda. Ele ressaltou a importância da previsibilidade e da estabilidade das regras para a manutenção da credibilidade do Brasil e da recuperação da confiança dos brasileiros. Além disso, exaltou as qualidades do Plano Nacional de Exportações e a luta para a manutenção do Reintegra como pontos positivos. No entanto, lembrou o quanto a oneração da produção pelo Custo Brasil, a elevação da carga tributária e das tarifas de energia e o baixo crescimento do País prejudicam o crescimento da indústria. Baptista vê com preocupação o aumento de 17.247% nas compras, pelo Brasil, de produtos siderúrgicos da China, que passou, nos últimos anos, de importador para exportador líquido; a substituição, pelos países da América Latina, da compra do aço brasileiro pelo aço chinês e pelo excesso de produção nos próximos dois anos, com a geração de um excedente de 106 mil toneladas na produção de aço em todo o mundo, sendo 40 mil somente no país asiático.

Pouco antes da cerimônia de abertura, o ministro Armando Monteiro Neto conversou com jornalistas sobre temas como o crescimento da concorrência chinesa, a influência positiva da desvalorização do real sobre o aumento das exportações, as medidas adotadas para o ajuste fiscal, crescimento da indústria e sobre defesa comercial.

Até o dia 14, especialistas nacionais e internacionais se revezarão em paineis de debates e conferências especiais.

O 26º Congresso Brasileiro do Aço & Expoaço 2015 conta com patrocínio da ArcelorMittal, CSN, Organização Techint, ThyssenKrupp, Gerdau, Usiminas, Aperam, Banco do Brasil, CBMM, FIEMG, Sebrae, Sinobras, Firjan, ABDI, Air Liquide, BNDES, CNI, Green Metals, Vallourec, Villares Metals e Deloitte.

. [26º Congresso Brasileiro do Aço & Expoaço 2015, de 12 a 14 de julho de 2015, no Transamérica Expo Center, Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues 387 - Santo Amaro - São Paulo. Organização: Instituto Aço Brasil | Site: www.acobrasil.org.br/congresso2015].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira