Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2015 - 07:56

O Aço e a Economia Verde foi o tema do painel de encerramento do primeiro dia de debates do 26º Congresso Brasileiro do Aço em São Paulo


"O Aço e a Economia Verde" foi o tema do encontro que colocou lado a lado o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, o deputado federal Carlos Melles e o presidente da Usiminas, Rômel Erwin de Souza, com mediação do conselheiro do Instituto Aço Brasil Walter de Castro Medeiros, durante o 26º Congresso Brasileiro do Aço, realizado pelo Instituto Aço Brasil, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Francisco Gaetani falou sobre o aço e a economia verde, a sustentabilidade como fator de competitividade e destacou em sua apresentação a parceria com o Instituto Aço Brasil. "O setor da siderurgia é chave para o crescimento do País e é a partir da parceria com vocês que vamos sair dessa crise". Gaetani também falou sobre o protecionismo verde e disse que é fundamental saber se o aço produzido em outros países é tão sustentável quanto o produzido no Brasil, ressaltando que é importante conversar sobre barreiras, mercado e regras. O Secretário destacou, ainda, a agenda ambiental brasileira que inclui as negociações realizadas com Estados Unidos e China e as que estão em andamento com a Alemanha, "a parceira mais importante do Brasil nos últimos 30 anos", e com a Noruega. O Secretário citou ainda as ações brasileiras que serão apresentadas durante a 21ª Conferência do Clima, que acontece no final do ano, em Paris.

O Deputado Carlos Meles apresentou os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que têm a preservação ambiental como principal objetivo, como o que legisla sobre o licenciamento ambiental, incentivos fiscais para empresas que preservam o meio ambiente e o que institui incentivo tributário relativo ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), com vistas à desoneração de máquinas e equipamentos destinados ao processamento de resíduos sólidos. O painel foi encerrado pelo Presidente da Usiminas, Rômel Erwin de Souza, que apresentou dados sobre o reuso da água e de matérias primas. Segundo Rômel, para cada tonelada de aço bruto são usados 180 metros cúbicos de água e 95% são reciclados. O Presidente da Usiminas ressaltou que a questão ambiental não vai contra a eficiência e a competitividade e destacou a importância do treinamento dos colaboradores para uma gestão ambiental eficiente.

No dia 14 de julho(terça-feira), é o último dia de evento, a indústria brasileira do aço e a economia nacional serão os temas em destaque.

. [26º Congresso Brasileiro do Aço & Expoaço 2015, de 12 a 14 de julho de 2015, no Transamérica Expo Center, Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues 387 - Santo Amaro - São Paulo. Organização: Instituto Aço Brasil | Site: www.acobrasil.org.br/congresso2015].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira