Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2015 - 08:38

A Morte tem final feliz


O romance conta a história de amor entre Plínio, candidato a escritor (ainda que não tenha certeza da sua escolha) e sua musa Eleonora, que não acredita no talento dele e insiste em manter com ele um relacionamento platônico.  

Ele tranca-se em seu apartamento e decide só sair quando terminar de escrever seu livro, cujo título “A morte tem final feliz” significa a única saída que encontrou para acabá-lo, ou seja, matando todos os seus personagens no fim. Desafiando as expectativas, faz enorme sucesso e muda por completo a sua vida e das pessoas ao seu redor.  Metalinguagem, humor e sátira, que mostra nosso cotidiano, ao mesmo tempo, dramático e risível, quando abordados temas conflitantes, como amor, solidão, sexualidade, morte e, claro, a estranha lógica do mercado literário. 

O autor—Márcio Paschoal é carioca, formado em Economia, escritor, redator, letrista, autor da biografia do compositor maranhense João do Vale (Pisa na fulô mas não maltrata o carcará) e de trabalhos publicados no Jornal do Brasil (música e literatura), Cadernos do Terceiro Mundo (economia) e Pasquim (humor). Pela Record, publicou os romances Sofá branco (Prêmio Menção Honrosa Graciliano Ramos-UBE e Prêmio Nestlé de Literatura – semifinalista), Os atalhos de Samanta, Odara e os ensaios de humor “Cada louco com sua mania” (ilustrações, Jaguar) e “Horóscopo sexual para praticantes, entre outros.

Thelma

Luís Horácio, ou melhor, Luís Horácio em mais uma narrativa autobiográfica apresenta o protagonismo sutil de Thelma e segue a orientação de seus livros anteriores, Doralina; ed. InVerso, 2014, e Perciliana, ed. Conex, 2008, onde apresenta mulheres como protagonistas.

Trata-se de uma narrativa onde raramente os fatos são conforme apresentados, vale sempre uma segunda olhada, ou segunda leitura.

Ambientado, em sua maior parte, no interior do RS, zona da fronteira com Uruguai, Thelma apresenta o amadurecimento e a dor de Luís Horácio, do dia de seu aniversário de dezesseis anos até a atualidade.

Abandonado pelo pai, desprezado pela mãe, deslocado do mundo real, Luís Horácio não se reconhece só. A solução: tornar-se invisível. O único afeto é sua irmã. Até o dia em que Thelma, sua tia, vem visitá-los na estância.

Luís Horácio faz uma homenagem ao pampa, ao homem do campo, o fronteiriço que se comunica utilizando o mais genuíno portunhol.

A partir de então quase tudo muda. A história é escrita e narrada por Luís Horácio. Cabe ressaltar que, por envolver questões familiares do autor, Thelma só veio a ser editado depois de longas e acirradas discussões envolvendo autor e duas personagens presentes na narrativa que por razões óbvias tiveram seus nomes trocados. Thelma pode ser lido como um romance de formação, uma narrativa autobiográfica, ou se assim desejarem os mais exigentes, uma auto ficção.

Autor—Luís Horácio Pinto Rodrigues nasceu em 19 de maio de 1957, em Quaraí, Rio Grande do Sul. Em 2006, publicou seu primeiro romance, Perciliana e o Pássaro com Alma de Cão, pela editora Conex. Tratava-se da primeira obra de sua Trilogia Alada, que teve prosseguimento com a publicação, em 2008, do romance Nenhum Pássaro no Céu, pela editora Fábrica de Leitura. A trilogia foi concluída em 2010, com a publicação de Pássaros Grandes não Cantam, pela Global Editora. Em 2014, publicou pela editora InVerso, Doralina, uma tardia declaração de amor, onde mostra um narrador estupefato ante o amor desmedido de sua mãe por ele e a necessidade que ele percebia de aquela mãe se transformar em mulher atraente para seu pai.

Atualmente Luís Horácio é um dos alunos do Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução da UFSC.

Perfil—A Editora InVerso surgiu em 2004, em Curitiba (PR), com o objetivo de oferecer ao público produções com qualidade gráfica e editorial dos mais diversos gêneros literários. Está presente nas principais livrarias do Brasil e também realiza distribuição e divulgação de produtos em toda a América Latina.

Com a missão de oferecer aos leitores um maior número de opções de títulos, a Editora InVerso tem em sua essência, além da característica de identificar e lançar novos autores no mercado literário, o relacionamento de proximidade entre escritor e editora. O catálogo de produtos da Editora conta com obras de literatura infantil e infantojuvenil, autoajuda, negócios, arte, fantasia, contos, romance, poemas, literatura histórica, educação financeira, diário, religioso, teatral, biografia, entre outros.[www.editorainverso.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira