Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2015 - 09:06

Secretaria de Estado de Cultura lança terceira fase do PADEC

Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios oferecerá cursos de formação cultural?,?apoio para instalação de sistemas municipais de? cultura e melhoria na infraestrutura de equipamentos culturais.

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC) lançou no dia 15 de julho(quarta-feira), às 15h30, no Salão Nobre do Palácio Guanabara, a etapa 2015 do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios (PADEC), em parceria com a Secretaria de Articulação Institucional, do Ministério da Cultura (MinC). O PADEC tem como objetivo apoiar projetos culturais em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro, exceto a capital O PADEC atende parte das estratégias estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, uma das peças integrantes do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

A edição 2015 do PADEC terá como foco três linhas de ação para o desenvolvimento da Cultura no estado. Uma delas é o Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais, que nesta segunda edição? do programa irá funcionar a partir de parcerias com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a Fundação Cecierj. A primeira edição do curso foi realizada com o apoio da ?Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e 371 alunos concluíram o curso nos últimos dois anos. Nesta etapa, a SEC pretende qualificar 390 alunos, entre gestores públicos municipais de cultura, conselheiros municipais de cultura, agentes e animadores culturais, com acompanhamento de tutores, professores, e equipe pedagógica?, e um grupo de até 2.000 alunos, na modalidade livre MOOC (Curso massivo aberto online ? Massive Online and Open Course).

O PADEC 2015 irá financiar? também a Aplicação de Metodologia de Apoio para a organização dos Sistemas Municipais de Cultura em municípios fluminenses. O objetivo desta proposta é a estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura por meio da elaboração dos Planos e Fundos Municipais de Cultura. Esta metodologia será acompanhada por pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidade da Universidade Federal Fluminense (UFF), com previsão de atender até 40 municípios fluminenses. ?

O apoio à Implantação e Modernização de espaços culturais municipais completa o quadro de ações do PADEC em 2015. Ele viabilizará a compra de equipamentos para? espaços culturais municipais (novos ou já existentes), que possibilitem a exibição de filmes, peças teatrais, espetáculos musicais e outras atividades culturais. Assim, o PADEC atende à demanda destes municípios e amplia o acesso de agentes, produtos e do público às produções do setor.

Ele viabilizará a compra de novos equipamentos para? espaços culturais multiuso, para a exibição de filmes, produção de peças de teatro e outras atividades culturais. Assim, o PADEC atende à demanda destes municípios e amplia o acesso de agentes, produtos e do público às produções do setor.

Histórico do Programa de Apoio —Instituído em 2010, 0 PADEC é composto por quatro frentes de atuação. O programa tem como meta o incentivo às políticas de qualificação da gestão pública e de preservação do patrimônio material, o fortalecimento da identidade cultural local e o investimento em Projetos de construção, recuperação, adequação e manutenção da infraestrutura dos espaços culturais.

Como resultado, de 2010 para cá a Secretaria recebeu inscrições de projetos de 84 municípios de todas as regiões do estado. Deste total, 65 firmaram convênios. Armação de Búzios, na Região dos Lagos, realizou vídeodocumentário resgatando a história oral dos pescadores locais. O registro fará parte do acervo do futuro Museu da Imagem e do Som de Búzios. A Casa de Cultura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi reformada e ampliada. Em Petrópolis, na Região Serrana, o Centro Cultural 14 BIS, prédio anexo do Museu Casa de Santos Dumont, recebeu infraestrutura de acessibilidade. Já em Porciúncula, três iniciativas culturais foram contempladas pelo PADEC: a produção de um inventário de fazendas históricas da cidade, a organização de apresentações culturais de grupos locais, bem como a climatização da antiga estação ferroviária. Recursos de R$ 9.409.295,55 foram destinados a essa fase do programa.

A segunda etapa do PADEC aconteceu no primeiro semestre de 2014 e apoiou projetos focados na Preservação do Patrimônio Material Edificado, propostas de restauração e de adaptação de uso de bens tombados pelo estado do Rio. Para isso, na época, a SEC disponibilizou R$ 1.176.772,48 para projetos de restauração.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira