Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2015 - 09:06

Fortlev entrega reservatórios para Governo de São Paulo

As caixas de polietileno de 500 litros foram produzidas pelo grupo Fortlev e estão sendo distribuídas pela Sabesp para população de baixa renda.

Com a crise hídrica que atinge a região Sudeste do país, algumas medidas vêm sendo tomadas pelos governos estaduais. Em São Paulo, uma das ações do poder público é a distribuição de caixas d’água à população de baixa renda, especialmente para os moradores que não dispõem de nenhum reservatório e acabam sendo os mais afetados com a redução de pressão nas redes de distribuição de água.

Para atender a essa demanda, a Casa Militar do Governo de São Paulo realizou uma concorrência pública para escolher o fornecedor de 25 mil caixas d’água, no modelo de polietileno, com tampa e capacidade para 500 litros de água. A empresa vencedora foi a Fortlev, líder na fabricação e venda de reservatórios de água, que vem realizando a entrega dos produtos ao governo.

De acordo com o edital, a Defesa Civil e Sabesp são as entidades responsáveis pela entrega dos produtos às famílias que recebem até três salários-mínimos, após uma visita prévia aos imóveis para fazer o cadastro das famílias que serão beneficiadas.

De acordo com o edital, a Defesa Civil e Sabesp são as entidades responsáveis pela entrega dos produtos às famílias que recebem até três salários-mínimos, após uma visita prévia aos imóveis para fazer o cadastro das famílias que serão beneficiadas.

Após a entrega, a instalação das caixas é de responsabilidade do próprio morador, que tem até 30 dias para fazê-lo, sob pena de ter a caixa recolhida novamente pela Sabesp. Os reservatórios têm garantia de cinco anos contra defeitos de fabricação, desde que sejam manuseados e instalados de acordo com as condições de uso e montagens especificados no manual do usuário.

Como instalar —A instalação dos reservatórios de água deve ser realizada de acordo com as normas técnicas de Instalações Hidráulicas Prediais (NBR 5626), que estabelece recomendações relativas ao projeto, à execução e à manutenção para o bom desempenho da instalação e da garantia da água potável. Entre as exigências está a de que todo reservatório tenha instalado tubulações de aviso ou extravasor e limpeza, além das essenciais tubulações de entrada e saída.

Além disso, as normas explicam e determinam o dimensionamento correto das peças utilizadas nessas tubulações, como é o caso do diâmetro da tubulação do extravasor (ladrão), que deve ser maior que o diâmetro da tubulação de entrada, para dar vazão imediata à água, caso ocorra algum problema na torneira-boia. Essa normativa é para garantir que a velocidade de escoamento de água no extravasor seja maior que a velocidade de entrada de água no reservatório, impedindo o transbordamento.

O extravasor, conhecido como ladrão, serve para escoar o excesso de água quando o nível máximo for superado. E a tubulação de limpeza deve ter uma saída exclusiva para esvaziamento da caixa d’água nos procedimentos de limpeza do reservatório. Isso porque despejar a água com sujeira na coluna de distribuição de água fria, além de poder prejudicar os mecanismos das válvulas, torneiras, chuveiros e demais equipamentos, contamina toda a tubulação de consumo.

A NBR 5626—Instalação Predial de Água Fria – exige que em todo o reservatório sejam instaladas tubulações de (1 e 2) Aviso/Extravasor e (3) Limpeza, além das essenciais tubulações de Entrada (4) e Saída (5).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira