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15/07/2015 - 09:24

Identificação com Certificado Digital é a solução para combater fraudes

Um mercado que vem crescendo de uma forma exponencial é o e-commerce, que conquista cada vez mais adeptos por conta da comodidade proporcionada. Neste ano, segundo o T-Index, índice estatístico que mostra a classificação do mercado na internet, o segmento crescerá no Brasil cerca de 43%, colocando o país no quarto lugar no ranking de maior mercado do setor do mundo.

No entanto, para que esse crescimento no setor reflita de forma positiva na sua loja virtual, é preciso ter cuidado com as fraudes. Fala - se muito sobre a segurança dos dados dos usuários, mas você, empreendedor, também precisa cuidar do seu bolso.

Segundo uma pesquisa realizada pela ClearSale, no ano passado, o índice de tentativas de fraude de compras na internet no país ficou em 3,98%, ou seja, a cada R$ 100 em compras, R$ 3,98 foram perdidos em fraudes.

E por falar em fraude, um tipo bem conhecido por você que atua nesse ramo é o chargeback, ou seja, o não reconhecimento da compra. O cliente mal intencionado ou fraudador faz a compra e depois não a reconhece, solicitando o cancelamento à operadora de cartão, que, claro, atende ao pedido. O prejuízo do produto já entregue e os custos de todo o operacional fica, você sabe, para a loja virtual.

Note que nessa simples explicação encontramos a causadora desse problema: a identificação. Como no mundo virtual ‘podemos ser quem quisermos ser’, quem vende na web nunca sabe quem está do outro lado. Ou não sabia até o momento. Escrevo isso porque há uma tecnologia no mercado capaz de identificar, inquestionavelmente, quem está do outro lado da tela do computador ou do smartphone: a Certificação Digital.

Como oferecer essa forma de login? É mais simples do que você imagina. Por meio de códigos simples e sem alterar a estrutura do site é possível adicionar essa modalidade de autenticação. A sua loja reduz o risco de fraudes porque tudo que for feito com o Certificado Digital é responsabilidade do titular conforme art. 10, § 1º, da Medida Provisória nº 2.200-02, de 24/8/2001. O cliente terá que reconhecer a compra.

Para o cliente é uma opção a mais de autenticação rápida e fácil para adquirir o seu produto. Ele terá apenas que baixar no smartphone/tablet o aplicativo e ter um Certificado Digital inserido no aparelho. Cerca de 2 milhões de pessoas já utilizam a Certificação para realizar diversos serviços na web.

Oferecer a autenticação por meio do Certificado Digital mostra que sua loja é diferenciada e preocupada com a segurança e comodidade de seus clientes. E não menos importante: reduz o risco de fraudes e de chargeback na sua loja virtual.

. Por: Maurício Balassiano, Diretor de Tecnologia da Certisign, empresa líder em Certificação Digital na América Latina.

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