Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/07/2015 - 09:28

Manejo nutricional para equinos é tema de palestra em São Bento

São Paulo—No dia 15 de julho(quarta-feira), às 19 horas, a Guabi – um dos maiores produtores de rações, suplementos minerais, dietas, núcleos e premixes do país – discutirá o tema sobre o manejo nutricional de equinos, em São Bento, na Paraíba com criadores da região. A palestra gratuita será ministrada pela médica veterinária, Luzilene Souza, e será aberta ao público no Auditório da Câmara Municipal da cidade. Para participar, basta comparecer ao local.

O objetivo do evento é favorecer a troca de experiências entre os profissionais do agronegócio, além de frisar a prática de um manejo correto, eficiente e simples, para que alcance o sucesso na criação e na diminuição dos riscos de distúrbios no animal. “É de suma importância que o manejo esteja focado em água, volumoso, concentrado e sal mineral. Todos estes itens devem ser fornecidos diariamente”, ressalta Luzilene.

A água é de fundamental relevância, pois constitui em torno de 65% a 75% do peso corpóreo de um equino adulto e 75% a 80% de um potro. “A privação de água pode levar o animal a óbito. Proporcione sempre água limpa, fresca e de livre acesso, para que possa beber de acordo com suas necessidades”.

A base da alimentação do cavalo é o volumoso e por ser um animal herbívoro, sua necessidade diária varia entre 0,5 a 2,5% do PV em MS (matéria seca) por dia. “Deve-se ter o cuidado de fornecer uma forragem de excelente qualidade, para que possa evitar problemas decorrentes de desequilíbrios nutricionais, como ocorre com a “Cara Inchada” afirma a veterinária.

No fornecimento do concentrado e volumoso, os animais que tiveram acesso ao capim ou feno durante toda a noite, podem ter ração como sua primeira refeição pela manhã. “É preciso enfatizar também que a quantidade de volumoso ofertada ao animal deve compor pelo menos 50% de sua dieta total em matéria seca”, acrescenta.

A quantidade de concentrado cedida não deve ultrapassar dois quilos por refeição. “Por ter um estômago pequeno - variando de 15 a 18 litros - não dispõe de enzima suficiente para digerir porções maiores/dia”, explica a veterinária. A ração quanto mais dividida for, melhor será seu aproveitamento, evitando sobrecargas e distúrbios digestivos. Alguns cuidados devem ser tomados no fornecimento do concentrado, como: não colocar imediatamente para o animal (antes ou após o exercício); não deixar a ração no cocho por período prolongado e os horários de fornecimento devem ser instituídos, para que não haja alterações.

A mineralização é de extrema importância, pois as perdas - ocorridas principalmente pelo suor - são consideráveis e muitas vezes não são repostas. O sal mineral deve ser um dos componentes da dieta do equino, independente de qual fase esteja: crescimento, reprodução ou trabalho. O fornecimento pode ser realizado direto na ração ou em cochos com livre acesso, onde quem vai dosar o consumo é o próprio cavalo.

A Guabi tem produtos exclusivos de rações de alta qualidade para cavalos como o Horsecrek - um suplemento de alta qualidade, ideal para ser utilizado como uma recompensa nutritiva após passeios, competições e para cavalos em treinamento. Oferecido em na forma de tabletes com sabor de caramelo, o composto atua principalmente em processos bioquímicos relacionados ao humor o animal, proporcionando bem estar durante e após a atividade física.

A Equitage Mix é uma ração de multipartículas com alta digestibilidade e palatabilidade, que foi desenvolvida para atender as exigências nutricionais dos cavalos atletas em trabalho moderado, animais em treinamento e preparo para leilões e exposições. A adição de partículas extrusadas, milho laminado, aveia laminada e melaço, conferem uma interação perfeita ao equilíbrio nutricional.

O Equitage Supreme, com 12% de proteína é excelente para equinos que praticam provas de resistência (exercícios de longa duração e intensidade moderada) e precisam de um alimento com maior quantidade de óleo do que carboidrato em sua composição.

A Equitage com Laminados foi desenvolvida com a adição de melaço e laminados de milho e aveia que conferem uma interação perfeita com o equilíbrio nutricional para equinos adultos que realizam trabalho moderado a intenso e animais em início de treinamento.

Já o suplemento Equiturbo Energy fornece energia extra aos cavalos atletas, quando submetidos ao máximo do seu condicionamento físico. É um concentrado “extrusado” energético de rápida liberação de energia, alta digestibilidade e palatabilidade. A adição de carboidratos, óleo vegetal e melaço conferem uma interação perfeita na disponibilidade do equilíbrio energético.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira