Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2015 - 07:52

Facebook pode causar impacto negativo na forma como as pessoas se veem.

Nos Estados Unidos vem acontecendo, desde o ano passado, um aumento no número de cirurgias plásticas devido ao efeito selfie, principalmente entre jovens e adolescentes. Os números são impressionantes: houve um aumento de 10% do número de cirurgias de rinoplastia realizadas nos EUA em 2014, em comparação com o mesmo período de 2013.

Até um termo surgiu entre os adeptos: o facelift faceboock. No Brasil a onda só aumenta e eles querem se operar para ficarem bem nas fotos.

Mas, apesar de terem sido realizadas no ano passado 1,5 milhão de cirurgias plásticas, sendo 1 milhão com fins estéticos, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica- RJ, alega que o fenômeno selfie ainda é incipiente para que se possa confirmar seu impacto no número de procedimentos, mas que o hábito de se observar mais em fotografias pode aumentar a percepção de defeitos, já que o selfie é como um espelho. Diante dele, as pessoas têm uma observação mais atenta das deformidades.

Segundo a cirurgiã plástica Cristiane Todeschini, do Rio de Janeiro, é fato que as selfies mexem com o psicológico e a baixa autoestima é um dos fatores que levam as pessoas a procurarem pelos procedimentos estéticos e cirúrgicos. “Neste sentido, pesquisas apontam que o Facebook causa impacto negativo na forma como as pessoas se veem”, diz a médica que abaixo responde algumas perguntas sobre o assunto:

1- Como você vê estes exageros causados pela mídia social? .Cristiane Todeschin: a mídia pode ser nosso maior aliado ou nosso pior carrasco. O excesso de exposição coloca as pessoas em um nível de exigência pessoal muitas vezes inatingível. 

2- Os pais devem interferir? . CT: o papel dos pais orientar seus filhos a buscarem objetivos concretos além de realçarem a importância de que se amar é se aceitar. Querer se parecer com alguma celebridade virtual pode trazer transtornos psicológicos aos adolescentes em uma fase da vida em que a vulnerabilidade é imperativa. 

3- Quais as cirurgias mais procuradas?. CT: as adolescentes procuram o consultório de cirurgia plástica visando um perfil mais harmônico através da rinoplastia. O aumento mamário também pode ser incluído neste efeito selfie. 

4- Quando um adolescente está apto a ser operado? Ou seja, com que idade uma menina ou garoto pode submeter-se a rinoplastia, por exemplo?. CT: a adolescência ainda se caracteriza por um período de formação do corpo humano. Deve-se respeitar o término do crescimento, que pode variar de indivíduo para indivíduo. Com relação à rinoplastia deve-se levar em consideração se a cirurgia é meramente estética ou funcional, no caso de pacientes que respiram mal. A cirurgia estética é melhor que se aguarde a maioridade (18 anos). A cirurgia funcional pode ser realizada antes, em parceria com um otorrinolaringologista. Caso o paciente esteja fazendo tratamento ortodôntico, convém concluir o tratamento primeiro.[www.facebook.com/dracristianetodeschini ] | Equipe DMC21.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira