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16/07/2015 - 08:08

Inauguração de ponte em Santa Catarina mostra que Brasil vence os entraves em infraestrutura


A presidenta Dilma Rousseff afirmou no dai 15 de julho(quarta-feira), que a inauguração da ponte Anita Garibaldi, em Laguna (SC), município a 120 km de Florianópolis, é uma mostra da superação dos entraves para realização de obras de infraestrutura no Brasil.

A ponte, que tem 2.830 metros de extensão, levou 38 meses para ser construída. Ela integra um processo de duplicação, em Santa Catarina, da BR 101, principal corredor de acesso aos países do Cone Sul do Mercosul e a mais importante ligação rodoviária entre São Paulo e Buenos Aires. Importante para a economia da região Sul, foi realizada por meio de uma parceria de sucesso entre o governo federal e o estado, lembrou a presidenta.

“Nós conseguimos realizar essa ponte porque superamos todos os entraves, que no Brasil há, para se realizar obras de infraestrutura. Fizemos um grande esforço, utilizamos uma sistemática simplificada, o RDC [Regime Diferenciado de Contratação]. Mas, também, usamos a colaboração entre governo federal e o governo estadual”.

Dilma sustentou que o Brasil precisa ter infraestrutura de qualidade para poder desenvolver indústria, garantir empregos e a mobilidade pelo País, com segurança do tráfego para a população. A presidenta acrescentou que a obra permitirá que se atravesse o estado em uma estrada de duas mãos.

“É, de fato, uma obra muito bonita e, sem dúvida, vai virar um cartão postal de Santa Catarina, de Laguna e do Brasil”, disse. E será referência internacional também, acrescentou, “porque, por aqui, trafegam todos aqueles que, vindos da Argentina, do Uruguai, ou em passeio por essa região do Brasil, vão ver a maravilha dessa realização que, junto com as obras da natureza, adorna a beleza do litoral catarinense”.

Plano de Investimento em Logística —Dilma Rousseff destacou que o trabalho de construção de infraestrutura não termina na inauguração da Ponte Anita Garibaldi, porque o estado será beneficiado com diversas outras iniciativas nessa área. “Temos hoje um conjunto de obras em Santa Catarina que eu considero extremamente importante. A BR 470, que vai sair de Itajaí e passar por Blumenau, Campos Novos e se encontrar com a BR 153. Esta será uma da obras que estaremos fazendo dentro do Plano de Investimento na Logística do País”.

O plano, lançado no início de junho, prevê investimentos de R$ 198,4 bilhões em rodovias, portos, aeroportos e ferrovias em diversos estados nos próximos anos.

O governo federal também fará todas as ligações consideradas necessárias em Santa Catarina, como a BR 280, que tem 307 quilômetros e sai de São Francisco do Sul até Porto União. “Além disso, vamos fazer a ligação com a BR 476, a 282 e a 480, ligando Paraná e Santa Catarina. Enfim, também trabalharemos na expansão das autopistas existentes, como a BR 101, que essa obra aqui faz parte dela. A autopista do Planalto Sul, que é a BR 116, que também vai ser duplicada”.

“Com isso, o que nós queremos é garantir aqui para o Estado as condições para o crescimento sistemático. Santa Catarina é um dos estados que mais nos orgulham no Brasil. É um estado industrioso, onde as pessoas valorizam o trabalho, se dedicam e se empenham”.

Projeto da ponte —A Ponte Anita Garibaldi é a primeira ponte estaiada (suspensa por cabos ligados a um ou mais mastros) em curva do País, com 2.830 metros de extensão, sendo 400 metros no vão central com estais (cabos); dois mastros de sustentação com 63 metros de altura; 136 estacas escavadas com diâmetro de 2,50m.

Segundo Avani Aguiar de Sá, engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e um dos responsáveis por fiscalizar a obra, o trecho estaiado permite que se tenha navegação, tanto turística quanto pesada, no Canal das Laranjeiras. Avani demonstrou, com números, como a ponte é um marco para a região sul de Santa Catarina. “A distância é praticamente a mesma do que se fosse pelo traçado antigo. A diferença é que, agora, permite uma velocidade de 110 quilômetros por hora. Antes eram 80 quilômetros por hora. Isso melhora muito a situação. A composição da frota deve ser por volta de 60% para veículos leves e 40% de trânsito pesado”, explicou o engenheiro.

Em sua construção foram utilizadas 20.000 toneladas de aço, 100.000 m³ de concreto e 251.500 m² de forma. Os blocos de concreto que formaram a ponte têm 90 toneladas. O empreendimento chegou a ter 1.900 funcionários envolvidos, trabalhando dia e noite para que a obra fosse concluída em tempo recorde. | PB.

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