Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/07/2015 - 08:28

Empresa criada em Harvard inicia operação no Brasil

Boston Innovation Gateway facilita a inserção de pessoas e empresas no cenário internacional conectando investidores e oportunidades de negócios .

São Paulo,—Um plano de negócios para atender um segmento ainda não tão explorado foi apresentado por Manuel Mendes na Universidade de Harvard como trabalho de encerramento da cadeira de Empreendedorismo e Inovação. O trabalho intitulado Boston Innovation Gateway obteve destaque por conta do impacto socioeconômico e pela inovação com que solucionava o proposto: a criação de um hub de serviços que tem o objetivo de conectar investimentos e oportunidades de negócios, articulando os recursos certos para promover a internacionalização de empresas e pessoas físicas. “A proposta é superar os desafios e a complexidade de iniciar uma operação fora do país. São muitos entraves, como a cultura, as questões legais, além de imigração e outros fatores que intimidam empresários e investidores”, fala Mendes.

O projeto foi aperfeiçoado durante quatro meses com o auxílio do instituto global de inovação - Global Innovation Management Institute e da consultoria com foco em estratégia, gestão e inovação - IXL Center, ambos sediados em Cambridge, Massachusetts (EUA). A IXL tornou-se co-fundadora da Boston Innovation Gateway, em parceria com Mendes, inserindo-a no seu ecossistema e na sua plataforma global de negócios, presente em quatro continentes.

Após diversas pesquisas e entrevistas, o projeto identificou que o Brasil e EUA são os principais mercados alvo. “Nos deparamos com uma grande demanda de brasileiros insatisfeitos que desejam imigrar para os EUA em busca de um futuro melhor para as suas famílias, mas não sabem como fazê-lo do ponto de vista legal, financeiro e empresarial”, explica Mendes. Buscando atender a este seguimento alvo, a BIG identificou que o sistema de franquia, é uma das opções mais simples e de menor risco para uma pessoa que deseja iniciar um novo negócio no exterior, visando gerar ocupação, renda e status imigratório, especialmente em se tratando de investimentos de pequeno porte. Para tanto, a empresa desenvolveu um serviço customizado do tipo “turn key”, que consiste no auxílio desde a prospecção da marca de franquia mais adequada ao perfil do cliente, passando pela estruturação jurídica, imigratória, até a entrega da loja construída e pronta para operar.

Além desta vertente que visa o acesso de pessoas físicas para uma nova vida fora do país de origem, a BIG auxilia empresas no processo de internacionalização. Segundo Manuel, a consultoria visa atender empresas e pessoas físicas até então desassistidas, seja por consequência dos elevados valores cobrados pelas empresas de consultoria internacionais chamadas “BIG 4”, seja pela dificuldade de coordenar diferentes especialistas ao mesmo tempo.

Os dados do projeto apontam que o volume de recursos brasileiros investidos em países estrangeiros tem crescido continuamente nos últimos quatro anos e as empresas estão cada vez mais convencidas quanto a necessidade de explorar novos mercados como forma de aumento da sua competitividade e ampliação das suas chances de sobrevivência diante de situações de concorrência acirrada ou de crises isoladas. “As vantagens são diversas, como a valorização da imagem, o acesso a novos mercados com maior poder aquisitivo e de escala, novas oportunidades de negócios, assim como, o ganho de competitividade por meio de um ambiente empresarial de excelência, parcerias estratégicas internacionais, mão de obra qualificada, tecnologia, informação e fonte de capital de baixo custo”, aprofunda-se Mendes.

Na prática, uma gama de serviços de consultoria foi desenvolvida visando oferecemos soluções completas, ao mesmo tempo facilitando a viabilidade financeira dos projetos dos seus clientes, seja através da customização dos serviços, seja através da estruturação de parcerias financeiras para a realização dos seus planos.

O trabalho vai desde estudos de mercado e prospecção e novos negócios passando pela identificação de novos parceiros, estruturação legal, imigratória até a assessoria na implantação e acompanhamento das atividades da empresa em solo estrangeiro. Cada área de conhecimento especializado tem um expert responsável.

“Nosso grande diferencial é trazer soluções sustentáveis do ponto de vista operacional e financeiro por meio de parcerias estratégicas no país de destino, visando minimizar riscos e exposição de capital. Nos utilizamos de um ecossistema de empresas coligadas e parceiras, além de suas inúmeras alianças estratégicas, incluindo um acordo de cooperação com o departamento de comércio americano e fundos de investimento privado”, completa.

Os fatores políticos e econômicos aliados às oportunidades inexploradas no mercado exterior e as possibilidades de sucesso por conta do empreendedorismo torna o trabalho da BIG um tipo de serviço que só tende a crescer do ponto de vista global por se tratar de um projeto com um sistema de inteligência e com uma equipe de ponta. “Temos um Oceano Azul a explorar”, finaliza Mendes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira