Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2008 - 11:06

Barra Mansa coloca em prática Plano de Ação Emergencial de combate a enchentes

A prefeitura de Barra Mansa, na Região do Médio Paraíba, está em alerta para evitar possíveis transtornos causados pelas chuvas. Até o momento nada de grave aconteceu na cidade. O municípiou colocou em prática o Plano de Ação Emergencial, elaborado pela Defesa Civil com o objetivo de organizar os órgãos públicos, entidades e voluntários envolvidos direta e indiretamente nas ações de resposta e assistência em caso de desastres.

“Nós trabalhamos preventivamente, para evitar grandes transtornos na época das chuvas. Fazemos periodicamente a limpeza de rios e córregos e vistorias nas encostas e pontos críticos. Entretanto, quando há grande volume de chuva, a situação pode se agravar e é preciso uma resposta rápida e eficiente. É para isso que nos preparamos”, explica o prefeito Roosevelt Brasil.

A Defesa Civil está fazendo acompanhamento constante dos níveis do rio Paraíba do Sul, que corta grande parte do município, e de seus afluentes, os rios Bananal, Barra Mansa, Bocaina e Turvo. As principais áreas de risco e encostas também estão sendo monitoradas. A cidade foi dividida em onze zonas vulneráveis, isto é, locais onde são maiores as possibilidades de ocorrências. Cada zona conta com um responsável por coordenar o atendimento assistencial e de resposta, recebendo apoio dos demais órgãos municipais. As ações desenvolvidas nas zonas serão coordenadas a partir de um ponto central, denominado “QG”, que funcionará em uma escola municipal, e para onde serão encaminhados os desabrigados.

“Todos os setores da prefeitura estão em alerta, desde a saúde, para atendimento médico e aplicação de vacinas, até as autarquias como o SAAE, para resolver possíveis problemas no abastecimento. Mas também precisamos contar com a ajuda da população, para que fique atenta, principalmente aqueles que moram em áreas de risco. A vida é a nossa maior prioridade”, conclui Roosevelt.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira