Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Agricultura orgânica na região serrana quer ampliar faturamento em 2007

O projeto de agricultura orgânica da Região Serrana fecha o ano de 2006 com saldo mais que positivo: a expansão do setor acompanhando o ritmo de crescimento nacional e a consolidação da qualidade dos produtos. A Horta Orgânica entrega em média 6 mil itens por mês a clientes de Petrópolis, Rio, Niterói e São Gonçalo. A meta é, até 2008, elevar o faturamento do grupo (que reúne 60 famílias) para R$ 100 mil por mês.

O balanço foi apresentado pela gerente regional do Sebrae/RJ em Petrópolis, Ana Lúcia Gioseffi, durante encontro de confraternização dos produtores orgãnicos realizado no último fim de semana no Sítio Canaan, em São José do Vale do Rio Preto.

O evento contou com a participação de 113 agricultores do brejal, em Petrópolis, de São José do Vale do Rio Preto e de Teresópolis, além do presidente da Horta Orgânica, Roberto Leite, do presidente da Biohortas, Paulo Aguinaga, do secretário de Meio Ambiente de Petrópolis, Almir Schmidt, de consultores da área de agronegócios e de distribuidores, que complementam a cadeia produtiva.

Balanço nacional - O Sistema Sebrae fecha o ano de 2006 com 15 projetos de agricultura orgânica e dez projetos de hortifrutigranjeiros inseridos na Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor). A metodologia adotada em 2003, e que já está em cerca de mil projetos apoiados pela instituição, permite monitorar e acompanhar se os resultados definidos pelos próprios empresários atendidos estão sendo de fato alcançados.

O levantamento sobre o número de projetos do Sistema Sebrae nos segmentos de hortifrutigranjeiros e agricultura orgânica foi consolidado por Maria Maurício, coordenadora nacional das duas carteiras, que estão sob a responsabilidade da Unidade de Agronegócios e Territórios Específicos do Sebrae Nacional. “Na área de hortifrutigranjeiros, 80% dos marcos críticos foram superados. E na de agricultura orgânica conseguiu-se superar 90% dos marcos críticos”, informa.

Os 15 projetos de agricultura orgânica apoiados pelo Sistema Sebrae estão sendo executados em 13 estados e atendem a 2,7 mil produtores, a maioria deles organizada em associações e cooperativas. A avaliação dos projetos apoiados pelo Sistema Sebrae revelou que as ações de capacitação e organização dos produtores trouxeram resultados positivos em questões prioritárias. Na média geral, o faturamento cresceu 18%, o acesso a mercados teve incremento de 6%, o acesso à tecnologia teve elevação de 3,5% e o acesso ao crédito aumentou em 2%.

Já os dez projetos de hortifrutigranjeiros estão distribuídos em outros quatro estados e contemplam 478 produtores, que também se organizam em associações e cooperativas. A carteira também teve avanços significativos. Os dados consolidados por Maria Maurício revelam que, na média de todos os projetos, a carteira de hortifrutigranjeiros apresentou crescimento de 36,5% no quesito faturamento, 10% no acesso a mercados e 5% no acesso à tecnologia.

Como desafios para 2007, Maria Maurício assinala questões como ampliação das estruturas de beneficiamento para que produtores também controlem a transformação das matérias-primas, além da necessidade de ampliar a assistência técnica, incentivar o associativismo, elevar o acesso ao crédito e à tecnologia.

“Também precisamos criar condições para melhorar a logística de distribuição da produção, elevar preço e conscientizar os consumidores para a questão de uma alimentação natural, o que reflete diretamente na questão de mercado”, avalia a coordenadora nacional das carteiras de hortifrutigranjeiros e agricultura orgânica do Sebrae Nacional.| Por: Sebrae-RJ

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira