Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/07/2015 - 07:58

MultiCrédito divulga estudo inédito que traça perfil do uso de crediário no Brasil

Meio de pagamento é utilizado principalmente por mulheres, e valor médio das compras é de R$ 500,00.

A MultiCrédito, empresa especializada no fornecimento de inteligência e segurança para diversos mecanismos de crédito, acaba de lançar um estudo sobre o perfil dos usuários de seu sistema de crediário. A pesquisa analisou os hábitos de compra de consumidores cadastrados nas 467 redes varejistas atendidas pela MultiCrédito com base nos contatos feitos por eles para tentar renegociar parcelas atrasadas. O estudo revelou que esse meio de pagamento é utilizado majoritariamente por mulheres, que correspondem a 72,8% do total. Já a faixa etária que mais recorre ao crediário é a da chamada geração Y, constituída por jovens com idade entre 21 e 30 anos, responsável por 31,6% do total de consumidores analisados, seguida por pessoas entre 31 e 40 anos, com 27% do total, O valor médio das compras, para todas as faixas etárias, é de R$ 500,00.

“O crediário é impulsionado pelo cenário econômico de recessão e de restrição ao crédito, posto que é uma alternativa que os varejistas podem oferecer diretamente aos clientes, sem depender de uma instituição bancária, que reduziu muito a disponibilização de crédito no mercado. De maneira geral, esse meio de pagamento atende principalmente a população não bancarizada – fator relevante quando se considera que cerca de 40% da população brasileira não tem vínculo algum com bancos. Para ter uma ideia, essa população movimenta cerca de R$ 400 bilhões, valor superior ao PIB de países como o Peru e Bolívia”, analisa Carlos Eduardo Souza, Diretor Nacional de Recuperação da MultiCrédito.

Ainda de acordo com o estudo, 50% dos consumidores que consultaram a MultiCrédito para quitar seus débitos em crediário são solteiros; 39,8%, casados, e 5,9%, divorciados. Já o nível de escolaridade predominante é o segundo grau completo – apresentado por 54,1% dos usuários do crediário – e o primeiro grau completo, que concentra 32,7% desses consumidores. Já em relação à faixa salarial, 30,5% dos consumidores que utilizam o crediário têm rendimentos que variam entre um e dois salários mínimos; 19,2% ganham entre 2 e 3 salários mínimos, e 9,2%, até 1 salário mínimo. 39,3% dos consumidores que utilizam o crediário são funcionários de empresas privadas; 35,3% são autônomos e 7,4% trabalham no setor público.

“Trata-se de um meio de crédito com uma complexidade tecnológica muito grande, bastante forte em segmentos com tíquete médio baixo. O público-alvo é acostumado a pagar juros altos, posto que muitas vezes não dispõem de outros instrumentos de crédito e estão a mercê de financeiras e bancos”, diz Carlos Eduardo.

A conjuntura da economia, marcada por obstáculos como os juros altos, e o aumento da inadimplência e do endividamento fazem com que a estratégia de investimento em um sistema próprio de crediário seja bastante interessante para lojistas. Enxergando nesse nicho uma possibilidade de expansão de seus negócios, a MultiCrédito investiu em uma série de tecnologias capazes de aprimorar suas operações. Tem dado certo: de 2012 para cá, a empresa aumentou 300% suas operações de crediário em âmbito nacional. Em alguns Estados, como Bahia e Sergipe, o crescimento foi de 700% entre 2012 e 2014. “Atualmente os segmentos de mercado que mais utilizam o crediário são as óticas, lojas de móveis e decorações, turismo, colchões, materiais de construção e vestuário”, completa Carlos Eduardo Souza.

O Crediário em números:

MultiCrédito—Com mais de 30 anos de atuação, a MultiCrédito se destaca por oferecer a seus clientes eficiência, segurança, performance tecnológica e inteligência em todas as etapas de diversos processos de crédito. A empresa é detentora das marcas TeleCheque®, especializada em análise de crédito de pagamentos com cheques, e MultiCrediário®, especialista na análise de crédito e no fornecimento de soluções para pagamentos realizados por meio de crediário e de boletos. A empresa é associada à Associação Brasileira de Serviços de Informação, Verificação e Garantia de Cheques (Abracheque). Mais informações sobre a MultiCrédito podem ser obtidas pelo telefone 0800 285 9131.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira