Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2008 - 11:16

Com a chegada da Semana Santa, cuidado ao comprar ovos e peixes

A Semana Santa e a Páscoa estão chegando e com elas a tradição de comer peixes, como bacalhau, e presentear as pessoas queridas com ovos de chocolates. O Consultor Financeiro, Cláudio Boriola, dá dicas de como comprar estes itens sem preocupações.

“No caso dos ovos, depois definido o tipo, deve-se fazer pesquisas de preços nos diversos supermercados da cidade. Evitar levar as crianças é importante, pois elas são influenciadas pela mídia e acabam escolhendo um produto ideal, com qualidade e valo justo”, explica Boriola.

Lembre-se sempre de analisar os rótulos dos avos atentamente, informações como data de validade, peso líquido e composição são fundamentais para uma boa compra. Há doenças que proíbem o consumo de açúcar e glúten.

Os ovos de chocolate possuem números para descriminá-los, porém, as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos não são equivalentes entre as marcas, por isso, o peso do ovo é mais importante. Se por acaso o produto oferecer brinquedos no interior, o consumidor tem que observar se a embalagem traz o selo do Inmetro e a idade recomendável para o brinquedo.

Se preferir alimentos de fabricação caseira, solicite uma visitação à cozinha e a degustação do ovo antes da compra. Os fabricantes artesanais, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal. “A nota fiscal é a principal garantia que o consumidor tem para reclamar em caso de insatisfação com o produto”, lembra o consultor financeiro.

Com os peixes, os cuidados são importantes também. Boriola afirma que os peixes precisam estar conservados em gelo e o consumidor deve observar a aparência através dos olhos, que precisam estar brilhantes e as escamas bem presas ao corpo. Opte por não consumir peixes em postas ou filés, já que não é possível avaliar as características necessárias para a boa qualidade do produto.

Se comprá-lo no supermercado, o pescado deve estar em balcão frigorífico e na feira é preciso ser recoberto por gelo picado, exposto em balcão de aço inox inclinado e protegido do sol e insetos, além de ser obrigatório o uso de luvas descartáveis pelos feirantes.

No caso do peixe congelado e aqueles que são comercializados em embalagens, o balcão que estiver armazenado não deve estar superlotado, porque isso impede a circulação do ar frio e compromete sua qualidade. “Analise no rótulo o registro no órgão de fiscalização competente, indicação de temperatura para conservação, data de acondicionamento e prazo de validade, além de precisar constar o carimbo do SFI (Serviço de Inspeção Federal)”, assegura Boriola. Em São Paulo, este carimbo pode ser substituído pelo do SISP (Serviço de Inspeção de São Paulo) ou do SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

Quanto às condições de pagamento, deve ser apresentada de forma clara, precisa e ostensiva ao consumidor. “Se escolher pagar em parcelas deve ser informado o preço à vista, o número e o valor de cada parcela, a indicação dos juros cobrados e o valor total financiado. Por: Clarisse Braga/Boriola Consultoria.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira