Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2015 - 08:45

Sistema de Gestão de Energia do TCE de Mato Grosso recebe certificação 50001

Adoção do LED reduz consumo em 50%.

O Tribunal de Contas do Mato Grosso é a primeira instituição pública do país a receber a Certificação ABNT NBR ISO 50001:2011 em seu Sistema de Gestão de Energia. Implantando no segundo semestre de 2014, ele contemplou programa de eficientização energética e inovações tecnológicas em suas instalações que propiciaram uma redução no consumo de energia de 5%, o equivalente a 137.280 Kw/h, parte dele devido à substituição de lâmpadas fluorescentes pelo LED.

No total foram trocadas 4.500 lâmpadas, um investimento de R$ 270 mil, que se pagará em menos de dois anos. Somente no quesito iluminação, a economia no consumo foi de aproximadamente 50%.

A opção pelo LED se deu após visita da equipe da secretaria- executiva de administração do TCE de Mato Grosso a Feicon 2014. “Na ocasião visitamos o estande da Lâmpadas Golden e compramos 150 lâmpadas para teste. A redução do consumo de energia foi tão grande que nos sentimos atraídos pela tecnologia”, explica Marcelo Catalano, responsável pelo Núcleo de Patrimônio do órgão.

A vencedora do edital de licitação foi a Distribuidora Soma, que forneceu as lâmpadas tubulares LED de 9 e 18W da Golden.

A substituição das lâmpadas fluorescentes tubulares pelo LED faz parte de um conjunto de ações para melhorar as práticas de Gestão Energética, entre as quais estão inclusas a troca de sensor de presença, adequação da cabine de força (Grupo Gerador) do Prédio Administrativo, substituição dos aparelhos condicionadores de ar antigos por novos com selo PROCEL e o gerenciamento e monitoramento da rede elétrica. A meta para 2015 é chegar à redução de 10% no consumo de energia elétrica.

Somente 11 empresas privadas possuem o selo 50001:2011, que é uma norma internacional de gestão de energia instituída pela Associação Brasileira de Normas Técnicas em 2014, cujo objetivo é reduzir os custos com energia e a emissão de gás de efeito estufa, bem como outros impactos ambientais relacionados.

As lâmpadas retiradas que ainda poderiam ser úteis foram doadas à Secretaria de Segurança Pública para serem distribuídas nas delegacias, já as queimadas foram encaminhadas à Ecotec, empresa especializada em gerenciamento de resíduos eletrônicos.

A próxima etapa do programa de eficientização energética do TCE-MT prevê a troca da iluminação externa, contemplando estacionamento e fachada, também para tecnologia LED.

A Lâmpadas Golden é uma empresa que completa 25 anos de atividades no mercado de iluminação em 2015. Pioneira na preocupação com a eficiência energética, a Golden foi uma das primeiras empresas brasileiras a apostar na lâmpada eletrônica, colocando-se como uma das marcas líderes de mercado. Sua linha LED, com produtos que substituem as tecnologias antigas, destaca-se pela elevada eficiência e está entre as mais competitivas no varejo. Já a linha LED para especificadores atende o mercado privado especializado, além de produtos para Iluminação Pública, túneis, praças, refletores e projetores. Seu portfólio de produtos inclui também lâmpadas de halogênio, tubulares, de descarga (metálica, mista e sódio), além de acessórios, transformadores, refletores e fontes eletrônicas.

Seus produtos são desenvolvidos dentro dos mais elevados padrões de qualidade, em laboratórios brasileiros, e confeccionados em unidades fabris por parceiros certificados na Ásia. O processo de produção é guiado pelo Sistema de Garantia da Qualidade ISO 9001.

A empresa é associada da Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos para Iluminação) e membro do Green Building Council Brasil.

[www.lampadasgolden.com.br], e as novidades e tendências do mercado de iluminação no blog www.golden.blog.br. Wärtsilä muda o nome de suas áreas de negócio

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira