Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2015 - 08:45

Bombas de vácuo Atlas Copco proporcionam economia à Magneti Marelli


Adoção de bombas de vácuo de parafuso GHS900VSD+ proporciona economia superior a R$ 263 mil anuais, redução de 67% no consumo de energia elétrica, eliminação do consumo de água e redução do espaço ocupado e do ruído.

A Magneti Marelli é um Grupo internacional comprometido com o desenvolvimento e produção de sistemas e componentes de alta tecnologia para o setor automotivo. Com mais de 38.000 funcionários, 89 unidades de produção, 12 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento e 26 Centros de Aplicação, o Grupo possui presença em 19 países e fornece para as mais importantes montadoras da Europa, América do Norte e América do Sul e Ásia.

No Brasil, a Magnetti Marelli há anos já possui compressores de parafuso Atlas Copco em sua planta de Hortolândia. Uma das aplicações da Magneti é o teste de estanqueidade para o processo de produção das peças, o qual utiliza o vácuo.

"Utilizamos o vácuo para teste de estanqueidade na fabricação de Corpo de Borboleta e Coletor de Admissão, e o nível e a vazão de vácuo são importantes para a garantia de qualidade do produto e o tempo/ciclo de fabricação das peças, trabalhamos hoje com um nível de 150mbar absoluto no teste de estanqueidade do Corpo de Borboleta e 250mbar absoluto para o teste do Coletor de Admissão", cita Eng. André Grande, Coordenador de Gestão Energética e Meio Ambiente da Magneti Marelli.

Sabendo disso, a Atlas Copco apresentou as novas bombas de vácuo GHS VSD+ de parafuso com inversor de frequência, para a substituição das bombas usadas na empresa até então. A planta possuía três unidades de bombas de vácuo de anel líquido que, somadas, geravam uma potência instalada de 130kW (175cv).

Com a nova solução da Atlas Copco, foram fornecidas três unidades da bomba de vácuo parafuso modelo GHS900VSD+ com inversor de frequência, as quais reduziram o consumo instalado para 45kw (60cv). Além disso, houve a remoção de um sistema de resfriamento na água que consumia 4,5cv. O consumo de energia elétrica reduziu em 67% e tende a aumentar, já que as bombas de vácuo Atlas Copco possuem inversor de frequência.

Outro detalhe é a economia de água do sistema, que foi de 0,3m³/h em três torres de resfriamento, pois a água evapora no processo, mesmo sendo selado. “Para este processo, já havíamos utilizado bombas rotativas de palheta com lubrificação a óleo, mas que possuíam um alto custo de manutenção e operação, substituindo pelas bombas de anel líquido, que por sua vez consomem mais energia e não se comportam bem durante a variação de demanda de vazão de vácuo. A solução da Atlas Copco nos impressionou bastante ao apresentar um produto com variação de velocidade, baixo consumo de energia, compacto e com baixo ruído”, revela André Grande.

Atlas Copco é um fornecedor líder mundial de soluções em produtividade sustentável. O Grupo atende clientes com compressores inovadores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos de construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. A Atlas Copco desenvolve produtos e serviços focados na produtividade, eficiência energética, segurança e ergonomia. A empresa foi fundada em 1873, baseia-se em Estocolmo, na Suécia e tem um alcance global, abrangendo mais de 180 países. Em 2014, Atlas Copco teve um faturamento de 94 BSEK (BEUR 10.3) e 44 000 empregados. |www.atlascopco.com.

A Atlas Copco completa, em 2015, 60 anos de presença no Brasil e tem duas fábricas no país, além de escritórios em Barueri e Sorocaba/SP, filiais em cinco estados e distribuidores em quase todas as regiões. Atualmente, a Atlas Copco Brasil emprega mais de 1400 funcionários e está presente em obras como a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a ampliação do Rodoanel de São Paulo. | www.atlascopco.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira