Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2015 - 08:51

Mais da metade das marcas sofre queda nas vendas segundo pesquisa da Nielsen

Marcas líderes Enviar começam a perder espaço para as marcas menores. Queda na distribuição e aumento de preço impactam negativamente a performance das marcas. Mesmo com cenário negativo, 40% das marcas líderes conseguem crescer com estratégias assertivas em distribuição, ofertas e novos produtos (sabores e versões).

São Paulo— O cenário da economia brasileira ainda requer muita atenção. O Produto Interno Bruto (PIB) tem tendência negativa para este ano (-1,3% previsão para 2015) e o percentual de desemprego aumenta a cada mês. Com isso, a confiança dos consumidores também é diretamente impactada. De acordo com estudo global da Nielsen “Confiança do Consumidor – preocupações e intenções de gastos ao redor do mundo”, conduzido no primeiro trimestre de 2015, o país está em recessão para 85% dos brasileiros, sendo que em 2014 esse número era de 55% no mesmo período. A inflação é um dos principais contribuintes para essa percepção.

E como consequência, o varejo sente a queda nas vendas. Segundo a última análise da Nielsen Brasil, Tendências Bimestrais, todas as Cestas Nielsen, que agregam mais de 132 categorias de produtos entre Bebidas (Alcoólicas e Não Alcoólicas), Alimentos Perecíveis, Limpeza, Higiene e Beleza, apresentaram uma desaceleração de abril de 2014 a abril de 2015. Além disso, mais da metade das marcas retraíram-3% ou mais nas vendas em volume.

Outro detalhe da pesquisa mostra que as marcas líderes, que tem uma forte representatividade em faturamento, começam a perder espaço para marcas menores. Das 127 marcas líderes, 29% tiveram diminuição no volume de vendas. “A queda na distribuição e aumentos de preço impactaram negativamente a performance dessas marcas”, explica Sabrina Balhes, executiva de atendimento da Nielsen.

No entanto, há oportunidades no mercado. Mesmo com cenário negativo, 40% das marcas líderes conseguiram crescer com estratégias em distribuição, ofertas e novos produtos (sabores e variantes). “O momento é de muito desafio e, por isso, promover ações assertivas é um excelente caminho”, afirma Sabrina. “As marcas líderes devem encontrar a melhor equação de custo benefício, pois o consumidor está em um momento de escolhas por questões econômicas; já para as marcas desafiantes, há uma grande oportunidade para gerar experimentação e ganhar a lealdade de novos consumidores”.

Hipermercados perdem 4,2 milhões de consumidores —Segundo o estudo da Nielsen, a estrela do momento é o Cash & Carry, popularmente conhecido como “atacarejo”. Enquanto os hipermercados perderam 4,2 milhões de consumidores de maio de 2014 a abril deste ano, o Cash & Carry cresce acima da média do mercado e, atualmente, o canal é maior do que o hipermercado em penetração, impulsionados, principalmente, pelas classes AB e DE.

Classe C é a que mais desacelera o consumo —Como visto em pesquisas anteriores, a classe C perde importância e deixa de ser o motor do consumo. É a classe que mais racionaliza a compra, com estabilidade em frequência no ponto de venda e menor aumento no ticket médio.

Perfil—A Nielsen Holding N.V. (NYSE: NLSN) é uma empresa global de gestão de informação, que proporciona um entendimento completo sobre o que os consumidores assistem e compram (Watch & Buy). No segmento Watch, a Nielsen oferece aos clientes de mídia e publicidade serviços de medição de audiência (Total Audience) de qualquer dispositivo em que é possível ter acesso a conteúdos (vídeo, áudio, texto). O segmento Buy oferece aos fabricantes de bens de consumo e varejistas uma visão global única do desempenho da indústria. Ao integrar as informações dos segmentos de Watch e Buy com dados de outras fontes, a Nielsen apresenta aos seus clientes uma medição de primeiro nível, bem como análises avançadas que permitem o crescimento de seus negócios. A Nielsen, empresa conceituada na Standard & Poors 500, está presente em mais de 100 países, representando 90 por cento da população mundial. [www.nielsen.com ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira