Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2015 - 09:12

Iniciativa 2,4-D finaliza primeiro semestre com 27 treinamentos

Para 1,4 mil produtores rurais. A expectativa é realizar outros 39 eventos, em 11 estados, até novembro.

São Paulo— A Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas Adama, Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, ultrapassou o número de 1,4 mil produtores rurais participantes dos 27 treinamentos realizados no primeiro semestre deste ano, em sete estados brasileiros. Também fizeram parte da programação as palestras ministradas por professores e pesquisadores parceiros em quatro das principais feiras de agronegócio do país, a Expodireto Cotrijal, Show Rural Coopavel, Show Safra BR 163 e Tecnoshow Comigo. O grupo realizou também cinco eventos de comemoração do Dia da Imprensa. Os comunicadores de São Gabriel do Oeste (MS), Rio Verde (GO), Sorriso (MT), Toledo (PR) e Marialva (PR) foram homenageados e receberam informações sobre boas práticas agrícolas e manejo de plantas daninhas para futuras pautas.

Com o tema “Manejo de Resistência de Plantas Daninhas & 2,4-D”, os treinamentos têm como objetivo apresentar informações sobre o herbicida e técnicas de aplicação, que auxiliem o produtor rural a assegurar maior produtividade nas culturas soja, cana-de-açúcar, milho, café, trigo, aveia, centeio, arroz e pastagens formadas. De acordo com o Professor Doutor da Universidade de Passo Fundo e parceiro da Iniciativa 2,4-D, Mauro Rizzardi, as plantas daninhas, se não controladas da forma correta, podem causar perdas de 5 a 10%. “Uma planta de buva por m², por exemplo, reduz em até 12% a produtividade”, afirma.

O herbicida 2,4-D é recomendado para plantas invasoras de folha larga, principalmente as de difícil controle, como Buva, Leiteiro, Picão-preto e Nabiça. Segundo a coordenadora da Iniciativa 2,4-D, Ana Cristina Pinheiro, as informações do projeto vão ajudar na capacitação dos produtores para enfrentar os problemas causados por essas plantas, além de evitar outros como a resistência e a deriva. “Com a utilização correta, os defensivos agrícolas são ferramentas que beneficiam toda a cadeia produtiva. Por meio da Iniciativa 2,4-D queremos disseminar o conceito de boas práticas agrícolas, levando cada vez mais eficiência e segurança para o campo”, explica a coordenadora.

Para os produtores rurais, as informações são sempre bem-vindas. Participante do curso em Dourados (MS), Mauro Calheiros falou sobre a importância desse tipo de ação. “Faz 30 anos que utilizamos o 2,4-D e ainda pairavam algumas dúvidas e detalhes sobre a aplicação. O professor [Rubem Silvério, Professor Doutor da Universidade Estadual de Maringá] foi excelente e nos esclareceu tudo sobre o aproveitamento do produto”, diz.

O programa de treinamento da Iniciativa 2,4-D ministrará, ao todo, mais de 60 cursos em 2015, por meio de parceria com entidades como a Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Embrapa Soja. O objetivo é alcançar 65 cidades, nas cinco macrorregiões do Brasil.

A Iniciativa 2,4-D é um grupo formado por representantes das empresas Adama, Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm, que, com apoio acadêmico, tem como propósito gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, além de apoiar projetos que abordem esta questão, como o Projeto “Acerte o Alvo – evite a deriva na aplicação de agrotóxicos”, realizado no Paraná. O foco é educar o produtor sobre a importância da utilização correta de tecnologias que garantam a qualidade da aplicação dos defensivos agrícolas. O grupo defende que o uso adequado das tecnologias de aplicação e a precaução para evitar a deriva são essenciais para garantir a eficácia e a segurança ambiental na utilização de defensivos agrícolas. A Iniciativa 2,4-D se apresenta como fonte de informação e esclarecimento, que, apoiada por estudos acadêmicos, visa desmistificar o emprego do 2,4-D. | www.iniciativa24d.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira