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22/07/2015 - 07:58

Lojistas esperam aumento de 2% nas vendas no Dia dos Pais, aponta CDL Rio

Com o estímulo das promoções, liquidações, propaganda, formas diferenciadas de crediário, descontos e facilidade de pagamento, o comércio lojista espera um crescimento de 2% nas vendas no Dia dos Pais, que junto com o Dia da Criança e do Natal são as datas comemorativas mais importantes para o setor no segundo semestre do ano.

É o que mostra a pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, que ouviu 500 lojistas da Cidade do Rio de Janeiro dos ramos de roupas, calçados, joias e relógios, eletroeletrônicos, livros, celulares, artigos esportivos, perfumes e acessórios masculinos (cintos e carteiras) para conhecer a expectativa dos empresários para o Dia dos Pais.

Segundo a pesquisa o ambiente no comércio é de moderado otimismo, mostrando que só 46% dos lojistas esperam um movimento melhor este ano em relação a 2014. Eles acreditam que os produtos do setor de vestuário (comuns e esportivos), calçados (incluindo tênis, sandálias e chinelos) e acessórios (carteiras e cintos) devem ser os presentes mais vendidos.

O presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, diz que o comércio está moderadamente otimista com as vendas no Dia dos Pais, mas acredita que o crescimento de 2% possa ser superado. “Apesar do atual cenário de dificuldades da economia, com o aumento da inflação, a perda de fôlego no mercado de trabalho e o freio no crédito, fatores que inibem o consumidor, a inadimplência no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro diminuiu 0,4% em junho em relação ao mesmo mês do ano passado, e a quitação das dívidas aumentaram 1,8%. Esse quadro sinaliza uma pequena mas possível recuperação das vendas para o segundo semestre”, conclui Aldo Gonçalves.

Os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$100,00 e que a maioria dos clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cheque pré-datado, da venda a prazo (crediário), cartão de débito e cartão da própria loja e à vista (em dinheiro).

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