Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2015 - 08:15

O que determina o sucesso de uma franquia?

Depois do sonho da casa própria, o maior sonho do brasileiro é ter seu próprio negócio. Muitos de nós acreditamos que é uma maneira de ascender profissionalmente e financeiramente de maneira rápida, com menor esforço e realizando apenas tarefas motivadoras e que nos trarão prazer em executá-las: ledo engano.

Empreender, especialmente em um país como o Brasil, requer esforços e preparos hercúleos. O empresário brasileiro precisa estar apto a lidar com impostos altos e complicados de se entender, leis trabalhistas adversas para quem gera emprego, mudanças governamentais constantes. Não à toa, os executivos brasileiros têm o passe valorizado mundialmente: fica fácil surfar ondas com ventos a favor. É menos complicado planejar em um ambiente onde haja constância e previsibilidade. É menos desafiador poder jogar o jogo sabendo que, durante este, as regras não irão mudar.

Diante dessas dificuldades, o sistema de franchising apresenta uma grande vantagem ao empreendedor: um formato testado e aprovado. Um produto ou serviço com nome no mercado e já desenvolvido e experimentado pelo franqueador, além de todas as vantagens de se pertencer a uma rede.

No entanto, engana-se quem pensa que, por isso, a dedicação, o tempo e os esforços dispensados podem ser negligenciados. Engana-se quem pensa que o franqueado de sucesso pode se dar ao luxo de entrar e sair da franquia no horário que lhe convier ou que terá feriados prolongados e se dará ao luxo de ter longas férias e funcionários para executarem todas as tarefas que não dão prazer.

O franqueado de sucesso irá, principalmente no início do negócio, ser o primeiro a chegar e o último a sair. Irá abrir e fechar a franquia diariamente. Terá que ajudar na limpeza, na recepção, na administração da unidade. Barriga no balcão é o requisito.

O sucesso acontece nos detalhes e, para isso, o olho do dono precisa estar presente em todas as áreas não apenas para “mandar fazer”, mas também para fazer bem feito.

Não basta o franqueado fazer tudo o que o franqueador manda. É preciso fazer o que, como, onde e quando. Não se pode, por parte do franqueado, alegar desconhecimento do que ocorre dentro da própria unidade. Não adianta encontrar culpados dentro do seu negócio.

Outro engano comum é achar que o pior já passou quando se inaugura a loja e que agora a parte chata de lidar com obras, adaptações e atrasos já ficou para trás. O empreendedor estava no paraíso e não sabia.

Agora, com as portas abertas, é que começa o trabalho de verdade. Afinal de contas, o tempo de maturação da empresa é sempre maior do que nossa paciência. Seis meses, um ano depois de inaugurada a franquia, nossa paciência já esta no limite por causa dessa carga de trabalho e responsabilidades, ao passo que a unidade é apenas um bebê que ainda requer muitos cuidados para crescer saudável e poder caminhar um pouco mais por conta própria.

Portanto, longas horas de trabalho, dedicação, superação dos próprios limites e gostar do que faz, para poder fazer a exaustão, são alguns dos fatores que o franqueado de sucesso pode aguardar. Fatores esses que são totalmente diferentes do mito de ser seu próprio chefe.

. Por: Bruno Magalhães, diretor de operações da GOU Franquias Odontológicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira