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22/07/2015 - 08:27

O que o filme "Divertida Mente" nos ensina sobre inteligência emocional?


Os filmes de desenhos animados, famosos entre as crianças, sempre trouxeram boas reflexões, inclusive para os adultos.

Recentemente estreou nos cinemas o filme “Divertida Mente”, da Disney Pixar, e em 102 minutos a trama da animação nos proporciona um bom aprendizado sobre inteligência emocional.

A história se desenvolve em torno de Riley, uma garota de 11 anos que enfrenta transformações importantes quando seus pais decidem deixar sua cidade natal. Seis emoções comandam o cérebro da garotinha: alegria, medo, raiva, nojo e tristeza. Tudo começa a dar errado quando uma confusão faz com que a Alegria e a Tristeza fiquem fora da sala de controle. Enquanto as duas emoções tentam voltar e passam por diversas ilhas de pensamento, a vida de Riley muda completamente.

O que sua carreira tem a ver com a história de uma garotinha de 11 anos? Muitas coisas.

Até pouco tempo atrás a competência profissional de uma pessoa era medida pelo desenvolvimento das atividades na área de atuação, raciocínio, capacidade de decisão e desempenho, mas com a mudança do perfil comportamental do profissional, o poder de canalizar emoções tornou-se indispensável para obtenção de bons resultados na carreira

De acordo com o levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país com maior nível de estresse do mundo, perdendo apenas para o Japão.

A inteligência emocional está diretamente relacionada ao poder de controle e desenvolvimento de habilidades emocionais, como por exemplo: motivação de si mesmo e de uma equipe, persistência, autocontrole, engajamento, contorno de frustrações e administração de emoções.

A dinâmica do atual mercado de trabalho leva o profissional a picos de emoções distintas em curtos espaços de tempo e para lidar com esta discrepância é preciso ter jogo de cintura.

Vamos simular uma situação cotidiana: imagina que você concluiu um projeto desafiador antes do prazo limite. É claro que você se sentirá completamente realizado e feliz pela conquista desta atividade, mas 30 minutos depois um importante cliente liga reclamando dos resultados apresentados no mês e ameaça cancelar o contrato. Neste momento você passa por um misto de medo, tristeza e até mesmo irritação.

Veja dicas de como lidar com algumas emoções que Riley é submetida no filme “Divertida Mente”:

Alegria: a alegria é transformadora e, muitas vezes, curadora. Ter prazer na profissão ou na função que desempenha atrai e transforma. Ser alegre é uma atitude, uma decisão que se colocada em prática todos os dias pode fazer de você um gestor ou colaborador de sucesso que contagia e motiva toda a equipe, além de consequentemente tornar-se uma pessoa de bem consigo mesmo e um profissional marcante, lembrado por atrair positividade por onde passa.

Tristeza: estar triste também faz parte do crescimento. Se os pontos negativos se sobressaírem é hora de refletir e sair do piloto automático do dia a dia. Avalie se os seus valores e da empresa estão alinhados. Em caso positivo, isso pode reforçar seu ânimo de seguir em frente. Recarregue as baterias, reveja seu papel na vida e na empresa para trilhar dentro dos seus objetivos. O foco pode ser revisto sempre a fim de dar uma virada e recomeçar em algum outro objetivo que te proporcione prazer.

Medo: o famoso “frio na barriga” é proporcionado pelo receio que sentimos diante de um grande desafio. O medo é uma sensação que provoca um estado de alerta a partir de uma possível ameaça, seja ela física ou psicológica, ou seja, para sair da zona de conforto, colocar-se diante de obstáculos, conquistar bagagem e crescimento profissional é preciso superar o medo. Sentir medo não é um sinal de fraqueza e sim de sensibilidade e autoproteção, por isso, administre seu emocional. O primeiro passo é tomar consciência da situação, da fragilidade e encarar, ir de encontro, de forma verdadeira e lúcida para que esta sensação não anule sua capacidade de ir além. Lembre-se de que o medo paralisa.

Irritação: com metas a serem batidas, clientes exigentes e rotina agitada é natural que em alguma situação de alto estresse a irritação se sobressaia, porém, procure canalizar esta sensação para não perder o controle da situação. No ambiente de trabalho a gentileza e a educação são indispensáveis.

Dominar as emoções pode ser um desafio, mas é fundamental para o desenvolvimento profissional.

. Por: Regina Nogueira, coach, consultora empresarial e fundadora da Regina Nogueira Coaching e Consultoria.[www.reginanogueira.com.br].

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