Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2015 - 08:28

Varejo farmacêutico cresce mais que outros segmentos

Dia Nacional da Farmácia terá atividades no Largo da Carioca.

Em 05 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Farmácia. Ao todo, o Brasil tem mais de 70 mil farmácias e drogarias. Na capital, segundo dados do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro (Sincofarma-RJ), são cerca de 3 mil estabelecimentos, que empregam mais 31 mil pessoas no comércio, entre farmacêuticos, balconistas, perfumistas, operadores de caixa, entre outras funções.

O segmento apresentou os melhores resultados nos últimos 12 meses, se comparado com os outros setores do varejo, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Mesmo com a queda nas vendas do varejo como um todo, ele conseguiu manter um crescimento positivo, o que significa que o setor se preparou melhor do que os outros para enfrentar as crises que o País está passando. A inflação, se comparada com outros setores do varejo, não foi tão alta, em média 6,3%. O previsto para este ano é uma alta nas vendas de 6,2%, o que é bom para o setor, já que outros estarão recuando, devido à crise e taxa de desemprego.

As grandes redes são as que mais se destacam. Levantamento realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP), a Raia Drogasil (SP) lidera em faturamento. Em seguida aparecem as Farmácias Pague Menos (CE), Drogaria São Paulo (SP), Pacheco (RJ) e Big Bem/Guararapes (PA), respectivamente. Esse mesmo estudo mostrou que as grandes redes fecharam o ano de 2014 com um faturamento de R$ 32,4 bilhões em vendas, 12,81% maior do que no ano anterior. Desde 2010, o faturamento cresceu 90,34%, cerca de R$ 15,37 bilhões.

Por outro lado, a pequena farmácia tenta ganhar o cliente com serviços diferenciados, permitidos pela legislação vigente, como aferição de pressão, aplicação de injeção, medição de glicemia, prescrição farmacêutica. Mas o consumidor ainda não se habitou a procurar uma farmácia com esse objetivo. “Talvez falte informação. A imprensa tem um papel importante nisso, ou seja, fazer com que o consumidor conheça os serviços que uma farmácia pode oferecer”, comenta o presidente da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj), Luis Carlos Marins.

Para celebrar a data, a Ascoferj vai promover um evento de grande alcance no Largo da Carioca, das 7h às 14h, no Centro do Rio. Uma tenda será montada no local, onde vários serviços de saúde e beleza serão oferecidos, entre eles, aferição de pressão arterial, teste de glicemia sanguínea capilar, orientação farmacêutica, dicas maquiagem com profissionais de beleza, estética e avaliação capilar (couro cabeludo e fios).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira