Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2015 - 08:33

FGV/EMAp promove Conferência sobre Modelagem Matemática

Com foco em Controle das Doenças Transmissíveis.

A Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da Fundação Getulio Vargas já recebe inscrições, até 24 de agosto, para a Conferência sobre Modelagem Matemática e Controle das Doenças Transmissíveis (Conference on Mathematical Modeling and Control of Communicable Diseases), que será realizada de 11 a 14 janeiro de 2016, na sede da FGV, em Botafogo, Rio de Janeiro.

O evento vai reunir pesquisadores e estudantes que trabalham com modelagem de doenças humanas transmissíveis. São esperados acadêmicos interessados ??em largo espectro da matemática aplicada, em epidemiologia matemática, estatísticas e sistemas dinâmicos para teoria de controle nas fronteiras nas áreas de biologia (incluindo entomologia e imunologia) e ecologia, ou até mesmo economia ou climatologia.

O objetivo da conferência é proporcionar uma visão abrangente das questões e métodos levantados pela modelagem matemática de doenças transmissíveis, da teoria à sua aplicação. Análises de modelo e de dados experimentais, comportamentos qualitativos, estratégias de controle e teoria dos jogos estão entre as diferentes abordagens que serão apresentadas.

A conferência vai contar com dez palestras e três minicursos, realizados por alguns dos melhores especialistas do mundo.

Estudantes de graduação, bem como alunos de doutorado do Brasil ou do exterior, receberão certificado de participação. Para quem desejar apresentar trabalhos, o prazo de inscrição dos resumos vai até 24 de agosto.

Os tópicos incluem aspectos espaciais e sazonais de epidemias; métodos de controle; modelagem estatística e métodos de estimação de parâmetros; comportamentos qualitativos e ferramentas gerais da teoria de sistemas dinâmicos; teoria dos jogos evolucionária; e modelagem em epidemiologia e campos relacionados, como sociologia, imunologia, meio ambiente e ecologia, climatologia, economia e saúde pública.

No primeiro dia do encontro, 11 de janeiro, serão realizados minicursos dedicados a temas focados, ainda não divulgados. Nos dias 12, 13 e 14, acontecerão palestras e apresentações.

A expectativa é que haja interesse substancial na modelagem de doenças tropicais endêmicas, como dengue, febre amarela, chikungunya, malária e leishmaniose, e de grandes epidemias globais, como Influenza, febre Ebola, HIV e outras, embora a conferência seja aberta a estudos sobre todos os tipos de patologias humanas transmissíveis.

Os temas dos minicursos e das palestras ainda serão divulgados. As inscrições e apresentações dos trabalhos devem ser feitas pelo site www.fgv.br/math-epidemics, onde constam todas as informações necessárias. A organização do evento conta com parceria do Inpa, da Fiocruz, do Inria e da UFF.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira